TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES EM TEMPOS DA ESCOLA ATIVA E DO TRABALHO DOCENTE COMO UM OFÍCIO (1920-1960)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.28

Palavras-chave:

profissionalização, ensino primário, saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares

Resumo

Na história da profissionalização docente, o trabalho dos professores do ensino primário configura-se, ora como uma vocação, ora como um ofício e, mais recentemente, como uma profissão. A partir de uma perspectiva histórica, o objetivo deste artigo é discutir transformações ocorridas nos saberes dos professores que ensinam matemática nos primeiros anos escolares, em tempos de Escola Ativa, período em que o trabalho docente, apoiado numa pedagogia científica, de base estatística, é reconhecido como um ofício. Inicialmente, discute-se a profissionalização da docência em diferentes marcos históricos. Em seguida, examina estudos sobre a temática, problematizando processos e dinâmicas que resultaram na objetivação e institucionalização de novos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, entre 1920 e 1960. Identificando transformações ocorridas na formação matemática das normalistas, o artigo conclui que em tempos de ofício, com a busca de maior eficiência do sistema escolar e controle mais rigoroso do estado, os saberes para ensinar matemática tornamse mais especializados e, a partir dos anos de 1960, o trabalho docente vai se transformando em ofício burocratizado, inflacionado de tarefas, com crescente desvalorização social e redução da autonomia do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação – USP/SP. Docente Colaboradora do PPGECEM – REAMEC – UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Prof. Arthur Loyola, 85, ap. 53, Cabral, Curitiba, Paraná, Brasil, CEP: 80035-100.  

Referências

ALMEIDA, Denis Herbert de. A Matemática na formação do professor primário nos Institutos de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932 – 1938). 103f. Dissertação (Mestre em Ciências). Universidade Federal de São Paulo: Guarulhos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104970. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

BASSINELLO, Ieda. Lourenço Filho e a matematização da pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos. 116f. Dissertação (Mestre em Ciências). Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo, 2014. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/125846. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro, Editora Conquista, 1951. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/134314. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

BASTOS, Maria Helena Camara. A instrução pública e o ensino mútuo no Brasil: uma história pouco conhecida ( 1808-1827). História da Educação. ASPHE/UFPEL, Pelotas, n.1, v.1, jan./jun., 1997, p.115-133. Disponível em http://see.ufrgs.br/asphe/article/view/30631/pdf.Acesso a internet em 24 de fevereiro de 2021.

BERTINI, Luciane Fátima ; MORAIS, Rosilda dos Santos ; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

CLAPARÈDE, Edouard. Escola sob medida: estudos complementares sobre Claparède e sua doutrina. 3ed. Rio de Janeiro: Fundo da Cultura, 1973, 245p.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.

GAUTHIER, Clermont. O século XVII e o problema do método no ensino ou o nascimento da pedagogia. In:GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. (Organizadores). A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Tradução de Lucy Magalhães; – Petrópolis, RJ, Vozes, 2010, p. 121-148.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde de. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – A irresistível

institucionalização do expert em educação ( século XIX e XX). In: R. HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de

professores. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção contextos da Ciência) 2017, p. 55-112.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R (Orgs.). Saberes em

(trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção contextos da Ciência) 2017, p. 113-172.

HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física (Coleção contextos da Ciência) 2017.

LANTHEAUME, Françoise. História recente de políticas de profissionalização docente: realidade e limites. In: VALENTE, Wagner Rodrigues ( Org.). Ciências da Educação, campos disciplinares, e profissionalização: saberes para a formação de professores/organização Wagner Rodrigues Valente- 1 ed.-São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 63 - 75.

LOURENÇO FILHO. Aprenda por si! Exercícios de aritmética: série A-Preliminar. Editora Melhoramentos, 1940. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96532

NOVAES, Bárbara Winniarski; PORTELA, Mariliza Simonete; COSTA, Reginaldo Rodrigues da. O aluno certo no lugar certo: a Psicologia Experimental e a Aritmética na escola primária. In: OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: Nóvoa, A. (Org.). Profissão Professor. Porto Editora, 1991, p. 9-32.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p. 15-33.

NÓVOA, Antonio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. v. 47, n.166, p. 1106-11033. out./dez., 2017. Disponível em

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742017000401106&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 23 de janeiro de 2021.

PAIVA E SOUZA, Alfredina. Nossa Aritmética, 3º ano, foi publicado, em 1937, pela Livraria Globo-Porto Alegre. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136382. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

PINHEIRO, Nara Vilma. A Aritmética sob medida: a matemática em tempos de pedagogia científica. Tese (doutorado). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, 2017, 224f.

PINHEIRO, Nara Vilma; VALENTE, Wagner Rodrigues. A produção da matemática na e para a escola primária: a constituição de uma aritmética sob medida. Revista Educação Matemática em Foco. v. 7, n. 1 (2018). Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/about. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

PINHEIRO, Nara Vilma; VALENTE, Wagner Rodrigues. Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves : a Aritmética Científica da Escola Primária. Revista REAMEC,

Cuiabá - MT, n.02, dezembro 2014, p. 1-22. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160385. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

PINTO, Neuza Bertoni. Didática, Didática Especial e Profissionalização: impactos na constituição de saberes para ensinar matemática. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, campos disciplinares, e profissionalização: saberes para a formação de professores/organização Wagner Rodrigues Valente- 1 ed.-São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 147- 186.

SILVA, Martha Raíssa Iane Santana da. A Matemática para a formação do professor do curso primário: Aritmética como um saber profissional (1920-1960). Tese (doutorado). São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, 2017, 177f. Disponível em : https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180590. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago, 2000, No 14, p. 61- 88.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos Professores e Contextos Sociais: perspectivas internacionais. Porto/ Portugal: RÉS- Editora Ltda, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade. Campinas, v.34, n.123, p. 551-571, abr.-jun. 2013. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 17 de fevereiro de 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. No tempo em que normalistas precisavam saber Estatística. Revista Brasileira de História da Matemática. Especial n.1, p. 357-368, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160414.Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A era dos tests e a pedagogia científica: um tema para pesquisas na Educação Matemática. Acta Scientiae. Canoas, v.16, n.1, p.11-16, jan./abr. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160386. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 353     PDF downloads: 219

Como Citar

BERTONI PINTO, N. . TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES EM TEMPOS DA ESCOLA ATIVA E DO TRABALHO DOCENTE COMO UM OFÍCIO (1920-1960). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.28. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/28. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado