UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL TECIDA EM CONEXÃO
PCN em Ação e PCN de Matemática
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.162Palavras-chave:
Saber profissional;, PCN em Ação;, PCN de Matemática, Matemática a ensinar;Resumo
Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem por objetivo analisar os saberes postos para a formação continuada, desenvolvidos pelo Programa PCN em Ação, em termos de uma nova matemática para ensinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O PCN em Ação é um programa de formação continuada de docentes constituído no bojo da reforma curricular brasileira na década de 1990, procurando atender concepções neoliberais do sistema produtivo. As discussões estão ancoradas em pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural e da História da Educação Matemática, permeados pela caracterização de saberes profissionais constituídos ao longo da formação e do ensino. A partir da análise da proposta, observa-se que foram mobilizadas duas categorias de saberes - a matemática a ensinar e a matemática para ensinar, traduzidas pelo diálogo com o PCN de Matemática, tendo como eixo norteador uma nova concepção de resolução de problemas, não mais como conteúdo de ensino, mas como uma ferramenta para estimular o cognitivo do aluno. Isso nos permitiram entender que a matemática, como objeto de ensino, se modifica ao longo dos tempos, carecendo da permanente profissionalização docente para apreensão de novas metodologias para ensinar.
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