POTENCIALIDADES DE UMA TAREFA PARA PROMOVER O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO TÓPICO FRAÇÕES

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.31

Palavras-chave:

Tarefas para a formação, MTSK, Frações

Resumo

O tópico das frações é um daqueles em que a pesquisa mostra que tanto alunos como professores revelam dificuldades, o que indica a necessidade de foco e discussão aprofundada a respeito das especificidades do conhecimento do professor, pois esse conhecimento é o fator que mais impacta nos resultados dos alunos. O desenvolvimento e a melhoria desse conhecimento especializado – que assumimos na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) – demanda
contextos formativos e discussão de tarefas com essa intencionalidade. Aqui discutimos o que denominamos de “tarefa para a formação” e especificamos a discussão no âmbito da (re)construção do todo – um dos assuntos centrais para o entendimento das frações. A análise e as discussões sobre a tarefa permitiram propiciar um
contexto rico e real para a formação de professores no tópico frações e ampliar o conhecimento matemático requerido aos alunos, envolvendo diferentes compreensões como suporte para a resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues de Almeida, Universidad Estatal de Campinas

Doutora em Ensino de Ciência e Matemática (UNICAMP). Docente da Faculdade de Educação da PUC
Campinas e Pesquisadora Colaboradora da Faculdade de Educação UNICAMP, Campinas, SP, Brasil. Endereço
para correspondência: Rua Maria Monteiro Merlo, 51 Parque Modelo, Amparo, SP, Brasil. CEP: 13.905-525.  

Miguel Ribeiro, Universidad de Huelva

Doutor em Educação Matemática pela Universidad de Huelva, Espanha (UHU). Docente da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.  

Referências

ALMEIDA, A. R.; RIBEIRO, M. Conhecimento especializado do professor que ensina Matemática no tópico das frações: discutindo quantidades discretas. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 9, n. 11, p. 126-143, 2019.

ALMEIDA, A. R.; RIBEIRO, M. Conhecimento especializado do professor no âmbito das frações: uma discussão sobre a importância da unidade. In: BIANI, R. P.; LONGO, C. A. C.; LORENZATO, S. Constituindo aprendizagens e saberes em contextos formativos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática. Campinas, SP: FE/Unicamp, 2021. p. 47-73.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content Knowledge for Teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BAUMERT, J. et al. Teachers´mathematical knowledge, cognitive activation in the classroom and student progress. American Educational Research Journal, Washington DC, v. 47, n. 1, p. 133-180, 2010.

BEHR, M.; LESH, R.; POST, T.; SILVER E. Rational number concepts. In: LESH, R.; LANDAU, M. (Ed.). Acquisition of mathematics concepts and processes. New York:
Academic Press, 1983. p. 91-125.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jan. 2021.

CAMPOS, T. M.; MAGINA, S.; NUNES, T. O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Revista Educação Matemática Pesquisa – PUC, São Paulo, v. 8, n. 1, p.125-136, 2006.

CARRILLO, J. et al. The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, Reston, p. 236-256, 2018.

DAVIS, B.; SIMMT, E. Mathematics-for-teaching: An ongoing investigation of the mathematics that teachers (need to) know. Educational Studies in Mathematics, v. 61, n. 3,
p. 293-319, 2006.

DI MARTINO, P.; MELLONE, M.; RIBEIRO, M. Interpretative knowledge. In: LERMAN, S. Encyclopedia of Mathematics Education. Dordrecht: Springer International Publishing, 2019. p. 424-428.

FLORES-MEDRANO, E.; AGUILAR-GONZÁLEZ, A. Profundizando en el conocimiento de la práctica matemática. Avances, utilidades y retos del modelo MTSK. In: JORNADAS DEL SEMINARIO E INVESTIGACIÓN DE DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA DE LA UNIVERSIDAD DE HUELVA, 3., 2017. Actas ... Huelva, 2017. p. 38-47.

FLORES-MEDRANO, E. et al. Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: CARRILLO, J. et al. (Ed.). Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas: Universidad de Huelva Publicaciones, v. 1, 2014. p. 57-72.

GRAÇA, S.; PONTE, J. P.; GUERREIRO, A. As frações no 5. º ano de escolaridade: Que conhecimentos revelam os alunos? In: ALVES, D. et al. (Org.). Investigação, práticas e
contextos em educação. Livro de Atas Conferências, 2018. p. 175-183.

JAKOBSEN, A.; RIBEIRO, M.; MELLONE, M. Norwegian prospective teachers’ MKT when interpreting pupils’ productions on a fraction task. Nordic Studies in Mathematics Education, Aarhus, n. 3-4, v. 19, p. 135-150, 2014.

KIEREN, T. E. Creating spaces for learning fractions. In: SOWDER J. T.; SCHAPPELLE, B. P. (Ed.). Providing a foundation for teaching mathematics in the middle grades. Albany: State University of New York, 1995. p. 31-66.

LAMON, S. Part – Whole comparisions with unitizing. In: LITWILLER, B.; BRIGHT, G. (eds): Making sense of fractions, ratios, and proportions. Reston VA: NCTM yearbook,
2002.

LAMON, S. Rational numbers and proportional reasoning. In: LESTER, F. (Ed.). Second handbook ok mathematics teaching and learning. Greenwich, CT: Information Age
Publishing, 2007. p. 629-667.

MAGINA, S.; BEZERRA, F. B.; SPINILLO, A. Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração: uma experiência de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 22, p. 489-5105, 2009.

MASON, J.; JOHNSTON-WILDER, S. Designing and using mathematical tasks. St Albans: Tarquin, 2006.

MONTEIRO, A. B.; GROENWALD, C. L. O. Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Santarém, v. 7, n. 2, p. 03-135, 2014.

MONTEIRO, C.; PINTO, H. A aprendizagem dos números racionais. Quadrante, Lisboa, v. 14, p. 89-107, 2005.

NYE, B.; KONSTANTOPOULOS, S.; HEDGES, L. How large are teacher effects? Educational Evaluation and Policy Analysis, Washington, v. 6, n. 3, p. 237-257, 2004.

PINTO, H.; RIBEIRO, M. Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos–o sentido de número racional. Da investigação às práticas, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 80-98, 2013.

POST, T.; BEHR, M.; LESH, R. Research-based observations about children’s learning of rational number concepts. Focus on Learning Problems in Mathematics, Framingham: Winter Edition, v. 8, n. 1, p. 39-48, 1986.

RIBEIRO, M. Das generalidades às especificidades do conhecimento do professor que ensina matemática: metodologias na conceitualização (entender e desenvolver) do conhecimento interpretativo In: OLIVEIRA, A. M. P.; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.) Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília: SBEM, 2018. p. 167-185.

RIBEIRO, M. Discutindo o conhecimento especializado do formador de professores de e que ensinam matemática - um exemplo focando tarefas para a formação. In: TRALDI JR; TINTI, A. D. S.; RIBEIRO, R. M. (Org.). Formação de professores que ensinam matemática: processos, desafios e articulações com a educação básica. São Paulo: SBEM, 2020. p. 241-257.

RIBEIRO, M.; ALMEIDA, A. R.; MELLONE, M. Desenvolvendo as especificidades do conhecimento interpretativo do professor e tarefas para a formação. In: GIRALDO, V.; VIOLA, J.; ELIAS, H. R. (Ed.). Problematizações sobre a formação matemática na licenciatura em matemática. [s.l.] SBEM. No prelo.

RIBEIRO, M.; MELLONE, M.; JAKOBSEN, A. Give sense to students’ productions: a particular task in teacher education. In: International Symposium Elementary Maths
Teaching, 2013, Czech Republic. Anais. Prague, Czech Republic: Charles University, Faculty of Education, 2013. p. 273-281.

RIBEIRO, C. M.; MELLONE, M.; JAKOBSEN, A. Interpreting students’ non standard reasoning: insights for mathematics teacher education practices. For the Learning of
Mathematics, v. 36, n. 2, p. 8-13, 2016.

ROJAS, Nielka; FLORES, Pablo; CARRILLO, José. Conocimiento especializado de un profesor de matemáticas de educación primaria al enseñar los números racionales. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 143-166, 2015.

ROWLAND, T.; HUCKSTEP, P.; THWAITES, A. Elementary teachers’ mathematics subject knowledge: the knowledge quartet and the case of Naomi. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 8, n. 3, p. 255-281, 2005.

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, A. F. G.; PIETROPAOLO, R. C.; PINHEIRO, M. G. C. Conhecimento matemático para o ensino das frações: um estudo desenvolvido com professores dos anos iniciais. Boletim GEPEM, Seropédica, v. 69, p. 118-140, 2016.

SILVA, M. J. F. S.; ALMOULOUD, S. A. As operações com números racionais e seus significados a partir da concepção parte-todo. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 21, n. 31, p. 55-78, 2008.

TAUBE, S. R. Reconstructing the whole: A gauge of fraction understing. English, U.S. Texas, Paper presented at the Annual Meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Columbus, OH, 1995.

VASCONCELOS, I, C. P.; MAMEDE, E. P. B. C.; DORNELES, B. V. The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions: a comparative study with Brazilian and Portuguese children. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 98, n. 249, p.251- 269, 2017.

ZAKARYAN, D.; RIBEIRO, M. Mathematics teachers’ specialized knowledge: a secondary teacher's knowledge of rational numbers. Research in Mathematics Education, v. 21, n. 1, p. 25-42, 2018.

Downloads

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 254     PDF downloads: 169

Como Citar

RODRIGUES DE ALMEIDA, A. .; RIBEIRO, M. . POTENCIALIDADES DE UMA TAREFA PARA PROMOVER O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO TÓPICO FRAÇÕES. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.31. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/31. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado