CONHECIMENTOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LONGO CAMINHO PERCORRIDO E A PERCORRER NA PESQUISA E NA PRÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.32

Palavras-chave:

Conhecimentos para ensinar Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como finalidade refletir sobre a formação inicial do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desde a instituição dos primeiros cursos de formação de professores no Brasil até os dias atuais, a partir de mudanças de legislação que ocorreram ao longo dos anos. O artigo busca estabelecer um diálogo entre aspectos da formação, priorizados em momentos históricos destacados por mudanças decorrentes de leis de caráter nacional e resultados de pesquisas mais atuais que tratam do conhecimento do professor para ensinar. Entre os resultados destaca-se que a falta de preocupação com as áreas do conhecimento a serem ensinadas é um fato nos cursos de formação de professores de anos iniciais. O estudo revela que o conhecimento especializado para o ensino de Matemática é pouco valorizado na formação do professor e que há um mito de que o conhecimento comum sobre a aritmética basta ao professor para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Edda Curi, Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação Matemática pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC). Professora e
Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Ciências e Matemática da
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Galvão Bueno,
168, Liberdade, São Paulo, São Paulo, Brasil., CEP: 01506-000.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

CURI, E. . CONHECIMENTOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM LONGO CAMINHO PERCORRIDO E A PERCORRER NA PESQUISA E NA PRÁTICA . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.32. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/32. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado