CENTRO DE MEMÓRIAS DIGITAIS, BIOGRAFIAS E APUA: PESQUISADORES MATEMÁTICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.119

Palavras-chave:

Pesquisadores matemáticos, Tecnologias Digitais, História da matemática, História da educação matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa em andamento tem como problema investigar o papel dos pesquisadores matemáticos na evolução das tecnologias digitais e como suas contribuições impactaram o desenvolvimento dessa área. A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória e utilizará como fontes trabalhos acadêmicos, periódicos científicos e visitas ao Arquivo Pessoal de Ubiratan D’Ambrosio – APUA, a fim de investigar fontes e dados acerca de educação matemática e informática. Serão investigadas as biografias de matemáticos e sua contribuição para a evolução das tecnologias digitais, dando ênfase as contribuições de D´Ambrosio, bem como outros autores por ele citados. Ao final do projeto, será criado um site que proporciona uma linha do tempo conectando as contribuições desses pesquisadores às tecnologias digitais. Espera-se evidenciar a importância do estudo da história dos pesquisadores para a compreensão da evolução das tecnologias digitais e a necessidade de investir no estudo da história da matemática e das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

RICARDO DE OLIVEIRA MUNIZ JUNIOR, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Técnico em Tecnologia de Informação e Comunicação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Belarmino Vilela Junqueira, s/n, Novo Tempo II, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, CEP: 38305-200. E-mail: ricardooliveira@iftm.edu.br.

CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada IV e Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Vinte, 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, CEP: 38304-402. E-mail: criscopp@ufu.br.

Referências

ALMEIDA, M. E. B, Informática e Formação de Professores. Ministério da Educação. Secretária de Educação à distância. Programa Nacional de Informática na Educação. 2000.

BAIRRAL, M. A. Pesquisas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais: algumas faces da interação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Volume 8, Número Temático – 2015.

BICUDO, M. A.V. Pesquisa em Educação Matemática. Pg. 18-23. Pro-Posições Vol. 4 nº 1. Campinas, SP. 1993.

BORBA, M.C., SCUCUGLIA R. R. S., GADANIDIS G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015

BORBA, M.; PENTEADO, M. Informática e educação matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. MEC. 2018

______. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciência, Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília. MEC, 2000

GUILHOTO, L. F. M. O uso da internet como ferramenta para a oferta diferenciada de serviços a clientes corporativos: um estudo exploratório no setor de telecomunicações. 2002, Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP, 2002

LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. 2001, 317f. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2001.

SILVA, R. S., RIBEIRO, A. M. SILVA, J. L. T. História Da Matemática & Tecnologias Da Informação E Comunicação: Uma Experiência Semipresencial Cooperativa Na Formação De Professores, Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.2, n.2, 2013. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1804

Downloads

Publicado

2023-10-19

Métricas


Visualizações do artigo: 76     PDF downloads: 47

Como Citar

MUNIZ JUNIOR, R. D. O.; OLIVEIRA, C. C. D. CENTRO DE MEMÓRIAS DIGITAIS, BIOGRAFIAS E APUA: PESQUISADORES MATEMÁTICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.119. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/119. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos