DESLOCAMENTOS E FRONTEIRAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO COM HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.121

Palavras-chave:

Etnomatemática, Migrações, Língua

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em nível de doutorado já concluída, em que consideramos uma concepção de uma educação intercultural pautada nas ideias de Ubiratan D’Ambrosio em um contexto de ensino de português para haitianos, no CIEJA-Perus, em São Paulo. O foco são os diálogos com a equipe pedagógica estabelecidos na Etapa 2 do estudo, a partir de entrevistas semiestruturadas. Com a pesquisa, pudemos conhecer as relações que se estabelecem entre os sujeitos daquela comunidade escolar, além de identificar três temas que consideramos como fronteiras que atravessam as trajetórias de imigrantes haitianos: racismo, língua, formação e mercado de trabalho. Esperamos que o trabalho contribua para reflexões sobre caminhos e possibilidades para a educação de imigrantes que vivem no Brasil.   

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Biografia do Autor

Marília Prado, Rede Privada Educação Básica SP

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Técnico em Tecnologia de Informação e Comunicação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Belarmino Vilela Junqueira, s/n, Novo Tempo II, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, CEP: 38305-200. E-mail: ricardooliveira@iftm.edu.br.

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2023-10-19

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Como Citar

PRADO, M.; OLIVEIRA, C. C. de. DESLOCAMENTOS E FRONTEIRAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO COM HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–12, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.121. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/121. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos