AFRICANIDADES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INSPIRAÇÕES POR MEIO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.118Palavras-chave:
Africanidades, Residência Pedagógica, Saberes docentesResumo
O Neste trabalho, apresentamos o recorte de uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes de graduação em Matemática, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), implementada em uma escola de educação básica da Rede Municipal de Ensino do município de Uberlândia – MG. Teve como objetivo geral, compreender as possibilidades formativas dos futuros professores no contexto das africanidades no processo de ensinar e aprender Matemática. Justificou-se essencialmente mediante a ausência por parte dos residentes de conhecimento para a aplicação curricular da implementação da Lei 10.639/03 na sala de aula, lacuna no curso, constatada em entrevista com os residentes, no curso até o ingresso dos participantes na Residência Pedagógica. Assim, partilhamos análises realizadas do processo de constituição dos saberes docentes sobre as africanidades dos participantes da pesquisa.
Downloads
Referências
COSTA; LINS. Trabalho colaborativo e utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação do professor de Matemática. São Paulo: Educ. Matem. Pesq., v.12, nº.3, p. 452-470, 2010.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, pp 109–117, Costa Rica, jan./jun. 2008.
DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Curitiba - Educar, UFPR, nº.31, p. 213-230, 2008.
DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo, Niterói – RJ, v.12, nº.23, p.100-122, maio. 2007/2010.https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000200007
ELISIO, R. R. Políticas de ações afirmativas e os estudantes cotistas da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
MOURA, E. M. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência PIBID na formação inicial de professores de matemática. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. Coleção ciências da educação. Porto, 1991.
OLIVEIRA, F. P. Inserindo a cultura africana nas aulas de Matemática: um estudo com alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG). 2014. 482f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
COSTA; OLIVEIRA. Etnomatemática e formação inicial de professores que ensinam matemática: um olhar sobre a produção científica no brasil. Revista Hipátia, v. 4, n. 1, jun. 2019.
OLIVEIRA, Cristiane Coppe. Educação Matemática Antirracista e o Programa Etnomatemática. Revista REMATEC, n.11, Jul-Dez. Natal (RN), 2012.
PEREIRA, M. M; SILVA, M. Percurso da Lei nº.10.639/03: Antecedentes e desdobramentos. Linguagens e Cidadania, São Paulo, v.14, jan-dez. 2012.
_____ Projeto Político Pedagógico - Matemática Licenciatura 2018. Faculdade de Matemática. Uberlândia–MG, 11 out. 2019. Disponível em:<http://www.famat.ufu.br/system/files/conteudo/projeto_pedagogico_-_matematica_licenciatura_2018.pdf >. Acesso em 20 jun. 2020.
SILVA, V. L. Africanidades, matemática e resistência. Trabalho de pesquisa para o título de doutor, 2014. 586 a. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014.
SOUZA, J. Ensino com pesquisa na universidade: a importância da colaboração. Anais do VIII ENEM, 2004. Disponível em: < https://www.sbem.com.br › files › viii › pdf.>. Acesso em:2. Abr. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. Petrópolis (RJ). Editora Vozes, 11ª edição, 2010.
TIVANE, E. M. Africanidades no Processo Formativo de Professores de Matemática Uberlândia. 2019. 623f. Tese (Doutorado em Educação). Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
TORRES; AMARAL. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. SSOAR, 2011. Disponível em:< https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/24365. > Acesso em:2. Abr. 2018.
_____ UBERLÂNDIA. Resolução Nº 04/2014, do Conselho de Graduação - Inclusão de conteúdos Étnico-raciais. Pró-Reitoria de Graduação, 04 out. 2014. Disponível em:<http://www.prograd.ufu.br/legislacoes/resolucao-no-042014-do-conselho-de-graduacao-inclusao-de-conteudos-etnico-raciais>. Acesso em 20 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 136 PDF downloads: 124