A IMPORTÂNCIA DO ARQUIVO PESSOAL DO PROFESSOR LUIZ CARLOS PAIS COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.111

Palavras-chave:

Luiz Carlos Pais, Saberes, UFMS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do Arquivo Pessoal (AP) e suas contribuições para a História da Educação Matemática, tendo em vista o AP do professor Luiz Carlos Pais. O estudo foi realizado a partir dos primeiros movimentos de organização dos documentos doados pelo professor ao Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Diante disso, este artigo traz apontamentos referentes aos saberes que podem ser sistematizados através de um AP. Essa temática apresenta os saberes a ensinar e para ensinar de Hofstetter, Schneuwly (2017), saber docente por meio dos estudos de Tardif (2000) e os estudos referentes à Arquivo Pessoal apresentado por Valente (2021). Diante disso, podemos inferir que a partir do acúmulo de materiais, a doação desses pelo professor Pais e os primeiros passos para a constituição do AP, nos dão a possibilidade de identificar os possíveis saberes docentes.

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Biografia do Autor

PAMELA KARINY PETERES SOARES LIMA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação Matemática (PPGEDUMAT-INMA) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: pamela.peteres.lima@ufms.br.

Luana Ramalho Vieira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestra em educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail:luana1.mat@gmail.com

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pelo Instituto de Matemática (PPGEDUMAT-INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: edilenesc@gmail.com

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Publicado

2023-09-23

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Como Citar

LIMA, P. K. P. S.; VIEIRA, L. R.; SANTOS, E. S. C. dos. A IMPORTÂNCIA DO ARQUIVO PESSOAL DO PROFESSOR LUIZ CARLOS PAIS COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.111. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/111. Acesso em: 27 abr. 2024.

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Artigos