A PRODUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA PELA MISSÃO DOS PROFESSORES PAULISTAS NO MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.128

Palavras-chave:

Experts, Expertises, Saberes do ensino

Resumo

Esta pesquisa discute a relação do expert, da expertise e dos saberes objetivados, no aspecto da instrução pública do Mato Grosso entre 1910 e 1924. A fundamentação teórica baseou-se nos aportes sobre os conceitos citados, que caracterizam o expert do ensino, os saberes disseminados, compreendidos pela expertise profissional, e a objetivação dos saberes na produção de novos documentos oficiais para o ensino, em particular dos programas de ensino. O referencial metodológico segue uma abordagem social da história dos conhecimentos, priorizando seus quatro estágios articulados: a coleta, a análise, a disseminação e a utilização. As fontes para análise estão arquivadas no Arquivo Público do Mato Grosso, e outras foram recuperadas na Hemeroteca Digital Brasileira. A análise evidenciou os membros da missão dos professores paulistas no Mato Grosso como experts do ensino, pois foram responsáveis pela elaboração de diversos documentos oficiais, especialmente da matemática elementar, disseminando o método intuitivo naquele contexto, e priorizando o ensino da aritmética pelos meios concretos, importados e apropriados da instrução paulistas, no qual os normalistas contratados foram formados.

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Biografia do Autor

Leandro Oliveira, UFMS

Possui graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente é efetivo - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS e discente de doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, História dos Materiais Didáticos, Cultura Material do Ensino de Matemática.

Luiz Carlos Pais, UFMS

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1980), graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará(1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1984) e doutorado em Doutorado Em Educação Matemática pela Universidade de Montpellier(1991). Atualmente é Professor Colaborador do Programa de Pós-Gradução em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

2023-10-17

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Como Citar

OLIVEIRA, L.; PAIS, L. C. A PRODUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA PELA MISSÃO DOS PROFESSORES PAULISTAS NO MATO GROSSO. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.128. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/128. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos