A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE A PARTIR DO ESTUDO DAS FUNÇÕES RACIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS POR MEIO DO GEOGEBRA

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.127

Palabras clave:

Teoria Antropológica do Didático, Abordagem Instrumental, Limites

Resumen

O presente trabalho apresenta uma sequência de tarefas fundamentadas na Teoria Antropológica do Didático e na Abordagem Instrumental, cujo objetivo é apresentar aos professores e futuros professores de matemática da Educação Básica uma possibilidade de trabalhar as noções intuitivas de Limites a partir da construção do conceito de Funções Racionais e a análise do comportamento do seu gráfico por meio do software Geogebra. Salientamos a importância de trazer a relação com funções polinomiais e funções racionais para trabalhar as noções intuitivas de limites, buscando revelar a integração desses conteúdos da educação básica com as noções intuitivas de limites. Além disso, acreditamos que o uso de tecnologias e softwares na sala de aula podem auxiliar para um ensino de matemática mais compreensível e acessível para os estudantes. Esse trabalho visa também contribuir com o seminário temático “O Cálculo Diferencial e Integral: uma análise das tentativas de sua escolarização” no qual os pesquisadores trazem uma discussão sobre a inclusão do Cálculo Diferencial e Integral na Educação Básica, assim como buscamos apresentar os resultados iniciais da pesquisa “Instrumentalização e experimentação de um Percurso de Estudo e Pesquisas – PEP interdisciplinar por mediação tecnológica na formação inicial e continuada de professores de matemática”, plano de trabalho vinculado ao projeto de pesquisa “Formação para Prática Interdisciplinar Docente: Construção de Tarefas por Mediação Tecnológica e Conteúdos para Web no Ensino de Matemática e Química”, por meio do qual vamos apresentar aos professores da Educação Básica possibilidades para transformarem suas aulas de matemática a partir de um ambiente interativo e investigativo.

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Biografía del autor/a

Flavia dos Santos Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Endereço para correspondência: Rua São José, Nº98, São Bento do Inhatá, Amélia Rodrigues, Bahia, Brasil, CEP: 44235-000.

Eliane Santana de Souza Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Professora Adjunta A na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Castro Alves, Nº468, Centro, Santo Estevão, Bahia, Brasil.

Citas

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Publicado

2023-09-01

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Cómo citar

FERREIRA, F. dos S.; OLIVEIRA, E. S. de S. A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE LIMITE A PARTIR DO ESTUDO DAS FUNÇÕES RACIONAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE TAREFAS POR MEIO DO GEOGEBRA . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–18, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.127. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/127. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL