A FUNÇÃO DERIVADA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.126

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial, História dos livros didáticos, Ensino

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi responder à pergunta: como o conceito de derivada foi abordado pelos autores Thales Carvalho; Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Cunha e Cesar Dacorso Neto; Algacyr Maeder; Manoel Bezerra e Ary Quintella nos livros de matemática escritos especialmente para o ensino colegial, no período de 1940 a 1970, no Brasil? David Tall formulou a teoria dos três mundos da matemática. Tomamos como referência a teoria deste autor. Escolhemos três categorias para análise dos dados: 1) abordagem formal simbólica; 2) abordagem formal, mesclada com corpóreo-simbólica e 3) abordagem corpóreo simbólico. Quase todos os autores seguiram uma abordagem formalizada, sendo que a única apresentação diferente foi aquela do autor Carvalho, que enquadra-se numa abordagem formal mesclada com corpóreo-simbólica.

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Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Pedagogia (Universidade de Bielefeld). Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Rua Gomes Carneiro n. 1, Centro, Pelotas (RS) Brasil, cep: 96010-610.

 

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Publicado

2023-09-01

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Como Citar

SILVA, C. M. S. da. A FUNÇÃO DERIVADA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO SECUNDÁRIO. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–19, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.126. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/126. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL