EPISTEMOLOGIAS E ARGUMENTOS FUNDAMENTADORES DE TESES E DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990 A 2020)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.161

Palavras-chave:

História da matemática, ensino de matemática;, epistemologia matemática

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que examinou as epistemologias e os argumentos produzidos sobre o uso da História da Matemática para o ensino da Matemática nas teses e dissertações acadêmicas defendidas no Brasil no período de 1990 e 2020, com abordagens sobre os temas matemáticos para as séries finais do ensino fundamental. Esses trabalhos estão alocados no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática – CREPHIMat, e foram analisados com base em um modelo, desenvolvido pelos autores, utilizando como referência a "matriz paradigmática” de Sánchez Gamboa (2018). Nos resultados ficou evidenciado que as pesquisas analisadas não apresentaram uma nova epistemologia ou argumentos originais sobre o uso da História da Matemática para o ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Tatiana Faccio, Maple Bear

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM no Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI da Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém - PA. Professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará – SEDUC – Belém - PA.

Iran Abreu Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professor do programa em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM no Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI da Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém – PA. 

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Publicado

2025-06-15

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Como Citar

FACCIO, Tatiana; ABREU MENDES, Iran Abreu. EPISTEMOLOGIAS E ARGUMENTOS FUNDAMENTADORES DE TESES E DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990 A 2020). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.161. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/161. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos