EPISTEMOLOGIAS E ARGUMENTOS FUNDAMENTADORES DE TESES E DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990 A 2020)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.161Palavras-chave:
História da matemática, ensino de matemática;, epistemologia matemáticaResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que examinou as epistemologias e os argumentos produzidos sobre o uso da História da Matemática para o ensino da Matemática nas teses e dissertações acadêmicas defendidas no Brasil no período de 1990 e 2020, com abordagens sobre os temas matemáticos para as séries finais do ensino fundamental. Esses trabalhos estão alocados no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre a História da Matemática – CREPHIMat, e foram analisados com base em um modelo, desenvolvido pelos autores, utilizando como referência a "matriz paradigmática” de Sánchez Gamboa (2018). Nos resultados ficou evidenciado que as pesquisas analisadas não apresentaram uma nova epistemologia ou argumentos originais sobre o uso da História da Matemática para o ensino de Matemática.
Downloads
Referências
ANGELO, Cristiane. Cenário da produção acadêmica em História da Matemática no Ensino de Matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990 a 2010). Orientador: Iran Abreu Mendes. Tese. (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2014.
CREPHIMat - Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática. (Repositório digital de produções científicas sobre História da Matemática). Disponível em https://crephimat.com.br/centro .Acesso em 18 de julho de 2022.
KILPATRICK, Jeremy. The Development of Mathematics Education as an Academic Field. Plenary. Lecture 1 at the Symposium on the Occasion of the 100th Anniversary of ICMI, 2008.
MENDES, I. A. & BARROS, R. J. A. do. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. In: Revista Principia. Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, N.37, p. 139 a 150. 2017.
MENDES, Iran Abreu. História da Matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
MENDES, Iran Abreu. História no ensino da matemática: trajetórias de uma epistemologia didática. REMATEC, ano 8, n.12, jun., 2013.
MENDES, Iran Abreu. O processo de pesquisa em suas três dimensões e o CREPHIMat. In: Catálogo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat (1990-2021). Belém: Editorial Flecha do tempo, 2023 (p.8-20).
MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da Educação Matemática no Brasil em três dimensões. In: Revista Quipu, vol. 14, n., jan.-abr. 2012, p. 69-92. http://www.revistaquipu.com
MENDES, Iran Abreu. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
MENDES, Iran Abreu. Usos da História no ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022
MENDES, Iran Abreu. Ensino de Matemática por atividades: uma aliança entre o Construtivismo e a História da Matemática. Orientador: Jonh Andrew Fossa. Tese. (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2001.
MENDES, Iran Abreu. Ensino de Trigonometria através de atividades históricas. Orientador: Prof. Ph.D John A. Fossa. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Natal, 1997.
MENDES, Iran Abreu. Usos da História no Ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022.
MIGUEL, Antônio. Três estudos sobre História e Educação Matemática. Orientador: Lafayette de Moraes. Tese. (Programa de Pós-graduação em Educação). UNICAMP. Campinas – SP, 1993.
SANCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. 3 ed. Chapecó-SC: Argos, 2018.
SILVA, Luiza Pereira da. História para ensinar Matemática nos anos iniciais nas produções acadêmicas brasileiras (1990 - 2018): princípios, métodos e propostas. Orientador: Iran Abreu Mendes. Tese. (Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém – PA, 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 7 PDF downloads: 4