A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso
Keywords:
Exame de Admissão, Formação de Professores Primários, Saberes MatemáticosAbstract
Este artigo é resultado de um estudo sobre o “processo de medida” (avaliação) adotado para seleção de candidatos à escola de professores no Rio Grande do Sul, em 1947. O problema que norteou a pesquisa foi: que enunciações relacionadas aos saberes matemáticos e à formação de professores permeiam a admissão de alunos ao curso de formação de professores primários, na publicação de 1947, dirigida pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE)? O aporte teóricometodológico do estudo é baseado na perspectiva da investigação histórico-cultural, dialogando com Foucault (2008), em relação aos discursos e enunciações, e com Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017, 2018), sobre os saberes matemáticos. Como fonte utilizamos os Boletins do CPOE do Rio Grande do Sul, focando na seguinte publicação de 1947: “Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à escola de professôres”. Como resultado,
identificamos na análise das enunciações a existência de uma cultura geral e profissional do professor primário e de uma personalidade desejada para o ingresso no curso. Em relação aos saberes matemáticos, percebemos a indução, a dedução, a generalização, a transferência, a organização lógica, a reversibilidade de pensamento e a imaginação como capacidades avaliadas no exame.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Decreto-lei n. 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Rio de Janeiro: 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del8530.htm . Acesso em: 01 jun. 2020.
BÚRIGO, Elisabete Zardo.; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Saberes para Ensinar Matemática na Escola Primária: traços de sua institucionalização nas escolas normais riograndenses. In: BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecilia Bueno
(Orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020, v. 1, p. 17-68. Disponível em: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1044
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Morreto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução por Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formaçã. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em Transformação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.
RIBEIRO, Eloah Brodt. Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à Escola de Professôres. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – ano de 1947, Porto Alegre, p. 13-30, 1947. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133652 >. Acesso em: 01 jun. 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 775A, de 15 de maio de 1943. Aprova os Regulamentos do Instituto de Educação e das Escolas Normais Rurais e manda aplicá-los, respectivamente, às escolas de formação de professores primários e de professores primários rurais. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, p. 1-13, 14 jun. 1943. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200248 >. Acesso em: 01 jun. 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 2329, de 15 de março de 1947. Adapta a organização do Ensino Normal no Estado do Rio Grande do Sul aos dispositivos da Lei Federal. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais, Porto Alegre, p. 131-136, 1947. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133652 >. Acesso em: 01 jun. 2020
VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em Transformação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. In: DASSIE, Bruno Alves; COSTA, David Antônio da (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores. 1ed. São Paulo: L F Editorial, 2018, v. 1, p. 49-84.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 73 PDF (Português (Brasil)) downloads: 44