Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias

Autores/as

Palabras clave:

História da educação matemática, Instituto de Educação do Rio de Janeiro, Cultura escolar

Resumen

O objetivo deste artigo é tecer a importância dos documentos que compõe o Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ), para as produções na área de estudo da História da educação matemática, a partir da vivência no período da graduação, especificamente, na Iniciação Científica, com financiamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Das buscas ao acesso dos documentos voltados à formação de professores de matemática, inventário e
digitalizações de determinadas fontes, o CM-ISERJ apresenta-se como um dos espaços históricos do Rio de Janeiro, com relevância para os preenchimentos de lacunas da História da educação matemática do Brasil e do próprio estado, juntamente, um cenário de produção de saberes docentes. Dito isso, o artigo norteia-se pela questão: Quais são as contribuições do CM-ISERJ, para as produções no campo da Hem? Em síntese, concluímos que o CM-ISERJ tem-se apresentado um importante “lugar de memória” (NORA, 1963) e de estudo em História da educação matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológicada Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista
Capes Proex. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã). R.
Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n- Trindade, Florianópolis – SC. CEP: 88040-900
 

Denise Medina A. França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Drª. em Educação(USP).Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área
educação matemática- UERJ-Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil.Av. São Francisco Xavier 524- 12º andar sala
12002. Maracanã- Rio de Janeiro. CEP: 20550900.  

Citas

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

DOMINGUES, Jonathan Machado; FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Didática Especial da Matemática: em busca dos saberes da profissão docente. Revista de História da Educação Matemática, v. 6, p. 170-184, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321. Acesso em 14 set. 2020.

DOMINGUES, Jonathan Machado. A obra de Jairo Bezerra: Em busca dos saberes da profissão docente (1958). 2019. 32 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) –

Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; Castor, Paulo Roberto. A expertise de Afro do Amaral Fontoura nos cursos de formação de professores da Guanabara.VIDYA (Santa Maria. Online), v. 39, p. 381-395, 2019.Disponível em:<https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2860> Acesso em: 07jun.2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida. Saber profissional do professor que ensina matemática: o caso do CFPEN (1966 a 1971). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 6, p. 189-

, 2019.Disponível em:<https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2483> Acesso em: 07jun. 2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; SILVA, Guilherme. PROFESSORES QUE ENSINAM A ENSINAR MATEMÁTICA. In: XVII Seminário Temático...,Aracajú. Anais

[...]. Aracaju: UFS, 2019.Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/0B6QMqAPY7A8uV1RIUlpKcmxxdW5YY1FvWXFXdVNyak15bWow/view> Acesso em: 07jun. 2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DOMINGUES, Jonathan Machado. Afro Amaral Fontoura: Um expert para a formação de professores? In: XVI Seminário Temático..., 2018, Boa Vista. Anais [...]. Boa Vista: UFRR, 2018. Disponível em: <http://xviseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2018/03/FRANCA_DOMINGUES_T3.pdf

>. Acesso em: 07jun. 2020.

FRANÇA, Denise Medina de Almeida; DOMINGUES, Jonathan Machado.. CURSO DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO (CEA): a matemática moderna no Instituto de

Educação em tempos da Guanabara (1960-1973). In: XVII Seminário Temático...,Aracajú. Anais [...]. Aracaju: UFS, 2019.Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1WQUx7qAGmPuBPCi9Q1yKPMkZr5asrhKz/view> Acesso em: 07jun. 2020.

NORA, Pierre; AUN KHOURY, Tradução: Yara. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de

História, [S.l.], v. 10, out. 2012. ISSN 2176-2767.Disponível em: Acesso em: 07jun. 2020.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, n. 1, p. 22-50, jul./nov.

Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/160384/VALENTE%2C%20W%20%20Oito%20temas%20em%20História%20da%20Educação%20Matemática.pdf?sequence=3&isAllowed=y > Acesso em: 07jun. 2020.

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 186     PDF (Português (Brasil)) downloads: 61

Cómo citar

MACHADO DOMINGUES, J.; MEDINA A. FRANÇA, D. Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 257–265, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/22. Acesso em: 21 nov. 2024.