O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.33

Palabras clave:

Saber profissional, Anos iniciais, Narrativas

Resumen

O presente texto discute a constituição do saber profissional do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Toma-se como contexto a própria atuação da autora como professora-formadorapesquisadora. Apresenta-se alguns documentos curriculares sobre o ensino de Matemática nos últimos 40 anos que influenciaram sua prática: Atividades Matemáticas, Proposta Curricular para o ensino de Matemática do estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais. Contrapondo-se a essas
orientações curriculares, é discutido o distanciamento entre as orientações desses documentos e as práticas de sala de aula. Para apontar indícios desse distanciamento, transcreve-se narrativas de graduandas do curso de Pedagogia, produzidas na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Constata-se que as futuras professoras narram a existência de práticas ainda pautadas no ensino de Aritmética, com ênfase na memorização e em aspectos procedimentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adair Mendes Nacarato, Universidad Estatal de Campinas

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente da USF, Itatiba, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua
Antonio Benedicto Casarin, 535, Condomínio Itaembu, Bairro Moenda, Itatiba, SP. CEP: 13252-743.  

Citas

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of teacher education, New York, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997

CARRILLO, J. et al. Determining specialized knowledge for mathematics teaching. In: CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS
EDUCATION, 8., 2013, Ankara. Proceedings [...]. Ankara: Middle East Technical University, 2013. p. 2985-2994.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 3, n. 1, p. 1-37, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877. Acesso em: 30 jan. 2021.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; PINTO, R.A. Saberes da experiência docente em Matemática e educação continuada. Quadrante, Lisboa, v. 8, p. 33-59, 1999. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/328. Acesso em: 28 jan. 2021.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o Saber Docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

MOURA, J. F. Narrativas de vida de professores da educação infantil na constituição da formação docente: as marcas e ausências da matemática escolar. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2015. Disponível em: https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/2142395536685733.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.

NACARATO, A. M. A Formação Matemática das Professoras das Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 905-930, dez. 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298. Acesso em: 25 jan. 2021.

LIBERMAN, M. P.; SANCHEZ, L. B.; WEY, R. L. da M. Fazendo e Compreendendo Matemática. São Paulo: Solução, 1984.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta Curricular para o ensino de matemática, 1º grau, 3. ed. São Paulo: SE/CENP, 1988.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Atividades Matemáticas. São Paulo: SE/CENP, 1985.

SOUZA, G. L. D. Educação Matemática na CENP: um estudo histórico sobre condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. 2005. 455 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) –Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/ghoem/trabalhos/34_7_Tese_Gilda.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.

SOUZA, R. F. Política Curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 203-221, jan./abr. 2006. Disponível em:
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742006000100009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 jan. 2021.

SUÁREZ, D. H. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa-ação-formação de docentes. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 103-121.

VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, p. 377-385, maio/jun. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906/0. Acesso em: 25 jan. 2021

VALENTE, W. R.; PINHEIRO, N. V. L. Chega de decorar a tabuada! – As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição. Educação Matemática em Revista, Rio Grande, ano 16, v. 1, n. 16, p. 22-37, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160388/157-549-1-PB.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 jan. 2021.

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 767     PDF (Português (Brasil)) downloads: 331

Cómo citar

MENDES NACARATO, A. . O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–12, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.33. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado