O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.33

Palabras clave:

Saber profissional, Anos iniciais, Narrativas

Resumen

O presente texto discute a constituição do saber profissional do professor que ensina Matemática nos anos iniciais. Toma-se como contexto a própria atuação da autora como professora-formadorapesquisadora. Apresenta-se alguns documentos curriculares sobre o ensino de Matemática nos últimos 40 anos que influenciaram sua prática: Atividades Matemáticas, Proposta Curricular para o ensino de Matemática do estado de São Paulo e Parâmetros Curriculares Nacionais. Contrapondo-se a essas
orientações curriculares, é discutido o distanciamento entre as orientações desses documentos e as práticas de sala de aula. Para apontar indícios desse distanciamento, transcreve-se narrativas de graduandas do curso de Pedagogia, produzidas na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Constata-se que as futuras professoras narram a existência de práticas ainda pautadas no ensino de Aritmética, com ênfase na memorização e em aspectos procedimentais.

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Biografía del autor/a

Adair Mendes Nacarato, Universidad Estatal de Campinas

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente da USF, Itatiba, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua
Antonio Benedicto Casarin, 535, Condomínio Itaembu, Bairro Moenda, Itatiba, SP. CEP: 13252-743.  

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Publicado

2021-06-12

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Cómo citar

MENDES NACARATO, A. . O SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–12, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.33. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/33. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado