Uma revisão do livro: Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.129Palabras clave:
Ubiratan D’Ambrosio, Educação Matemática, Etnomatemática, História da Matemática, Formação de ProfessoresResumen
O objetivo deste ensaio, na forma de review, é apresentar e caracterizar o livro Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future, organizado e editado por Marcelo C. Borba e Daniel C. Orey, cujo foco central é a trajetória, o legado e as perspectivas de futuro expressas e impressas na obra, na vida e na con(vivência) dos autores com o intelectual Ubiratan D’Ambrosio, tomando como foco o campo da Educação Matemática. O ensaio se justifica pela importância de D’Ambrosio e de sua atuação nos debates acadêmicos, no campo de pesquisa em Educação Matemática em suas diversas dimensões, com destaque para a Etnomatemática e a História da Matemática. No livro, há diversos exemplos do pioneirismo, inovação e renovação das proposições e discussões acerca das relações entre Matemática, sociedade, cultura e Educação, com impactos diretos e indiretos na formação e ação de professores, bem como na transformação social. Todos os exemplos são expressos por pesquisadores que tiveram relações pessoais e profissionais com D’Ambrosio e que, na obra aqui resenhada, inserem seu testemunho a respeito da presença desse intelectual da cena brasileira em mais de meio século.
Descargas
Métricas
Citas
BEBIANO, Natália. Bento de Jesus Caraça: uma fotobiografia. Coimbra: Edições Cosmos, 2021.
BORBA, Marcelo C.; OREY, Daniel C. (Ed.). Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future. Springer Nature, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-31293-9
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
DALL’AVA-SANTUCCI, Josette. Mulheres e Médicas: as pioneiras da medicina. Tradução Hortência Santos Lencastre. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
DZIELSKA, Maria. Hipátia de Alexandria. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte, Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos [recurso eletrônico]: sociólogos e sociólogas brasileiras. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021. v. I.
LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos [recurso eletrônico]: sociólogos e sociólogas brasileiras. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2022. v. II.
LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos [recurso eletrônico]: sociólogos e sociólogas brasileiras. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. v. III.
MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel; ROCHA, Maria Lúcia. Itinerários intelectuais: entre o ser e o estar. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2022.
PEREIRA, Pedro Carlos. A educadora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e seu olhar de futuro. Rio de Janeiro: EDUFRRJ, 2013.
PIERRON, Jean-Philippe. Transmissão: uma Filosofia do testemunho. Tradução Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ubiratan D’Ambrosio: conversas, memórias; vida acadêmica; orientandos; educação matemática; etnomatemática; história da matemática; inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume, 2007
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 445 PDF (Português (Brasil)) downloads: 169