Uma revisão do livro: Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.129

Palabras clave:

Ubiratan D’Ambrosio, Educação Matemática, Etnomatemática, História da Matemática, Formação de Professores

Resumen

O objetivo deste ensaio, na forma de review, é apresentar e caracterizar o livro Ubiratan D’Ambrosio  and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and  Future, organizado e editado por Marcelo C. Borba e  Daniel C. Orey, cujo foco central é a trajetória, o  legado e as perspectivas de futuro expressas e  impressas na obra, na vida e na con(vivência) dos  autores com o intelectual Ubiratan D’Ambrosio,  tomando como foco o campo da Educação  Matemática. O ensaio se justifica pela importância de  D’Ambrosio e de sua atuação nos debates  acadêmicos, no campo de pesquisa em Educação  Matemática em suas diversas dimensões, com  destaque para a Etnomatemática e a História da  Matemática. No livro, há diversos exemplos do  pioneirismo, inovação e renovação das proposições e  discussões acerca das relações entre Matemática,  sociedade, cultura e Educação, com impactos diretos  e indiretos na formação e ação de professores, bem  como na transformação social. Todos os exemplos são  expressos por pesquisadores que tiveram relações  pessoais e profissionais com D’Ambrosio e que, na  obra aqui resenhada, inserem seu testemunho a  respeito da presença desse intelectual da cena  brasileira em mais de meio século.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de Educação Matemática e Científica, Rua Augusto Corrêa, 01, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Guamá, Belém, Pará, Brasil.

Carlos Aldemir Farias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de Educação Matemática e Científica, Rua Augusto Corrêa, 01, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Guamá, Belém, Pará, Brasil.

Citas

BEBIANO, Natália. Bento de Jesus Caraça: uma fotobiografia. Coimbra: Edições Cosmos, 2021.

BORBA, Marcelo C.; OREY, Daniel C. (Ed.). Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future. Springer Nature, 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-31293-9

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

DALL’AVA-SANTUCCI, Josette. Mulheres e Médicas: as pioneiras da medicina. Tradução Hortência Santos Lencastre. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

DZIELSKA, Maria. Hipátia de Alexandria. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 2009.

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte, Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos [recurso eletrônico]: sociólogos e sociólogas brasileiras. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021. v. I.

LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos [recurso eletrônico]: sociólogos e sociólogas brasileiras. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2022. v. II.

LIMA, Jacob Carlos; BOMENY, Helena (Orgs.). Retratos [recurso eletrônico]: sociólogos e sociólogas brasileiras. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2023. v. III.

MENDES, Iran Abreu; CHAQUIAM, Miguel; ROCHA, Maria Lúcia. Itinerários intelectuais: entre o ser e o estar. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2022.

PEREIRA, Pedro Carlos. A educadora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e seu olhar de futuro. Rio de Janeiro: EDUFRRJ, 2013.

PIERRON, Jean-Philippe. Transmissão: uma Filosofia do testemunho. Tradução Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Ubiratan D’Ambrosio: conversas, memórias; vida acadêmica; orientandos; educação matemática; etnomatemática; história da matemática; inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume, 2007

Publicado

2023-10-27

Métricas


Visualizações do artigo: 445     PDF (Português (Brasil)) downloads: 169

Cómo citar

MENDES, I. A.; FARIAS, C. A. Uma revisão do livro: Ubiratan D’Ambrosio and Mathematics Education: Trajectory, Legacy and Future. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–17, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.129. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/129. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Acervo