SABERES PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA: UM APANHADO TEÓRICO-CONCEITUAL DE DIFERENTES TIPOLOGIAS

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.68

Palabras clave:

Saberes da docência. Profissão docente. Profissionalização docente.

Resumen

Este texto, de natureza ensaística, objetiva apresentar uma síntese teórico-conceitual de diferentes saberes profissionais da docência, a partir de uma revisão do conteúdo da literatura especializada da área de Educação que trata sobre a referida temática no contexto nacional e internacional. Com efeito, as seguintes questões norteadoras subsidiaram o desenvolvimento das reflexões: “quais são as diferentes tipologias de saberes profissionais da docência preconizadas pela literatura especializada no contexto nacional e internacional?”; e “quais as aproximações e os distanciamentos entre os saberes profissionais propostos pela literatura brasileira e aquelas oriundas de países da América do Norte e francófonos?”. O aporte teórico consultado foram os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Tardif (2014); Gauthier e demais autores (2013); Pimenta (2014), Saviani (1996) e Shulman (2014). Os resultados apontam a evidência de uma multiplicidade de saberes da docência prescritos pela literatura da área, com diferentes perspectivas teórico-epistemológicas e compreensões sobre o papel do professor como mobilizador/reconfigurador dos mesmos no seu contexto de atuação profissional, tanto na literatura brasileira como estrangeira. É perceptível, ainda, aproximações na literatura sobre a ênfase colocada no “saber experiencial” e na importância de reconhecimento do papel do professor como alguém que toma decisões diante de situações incertas e conflituosas que se apresentam no seu cotidiano de atuação profissional. Aponta-se a necessidade de uma maior objetivação dos saberes da experiência e da sua sistematização para a consolidação de um repertório de saberes profissionais que possam ser acessados, consultados e validados pelos pares da profissão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pedagogo. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas. Professor substituto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor), vinculado ao PPGE da Unifesp. E-mail: jefferson.moreira@unifesp.br

Juliana Marcondes de Morais, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

É graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (2010), especialista em Neuropsicologia e Educação pelo ITECNE (2012) , mestra em Ciências pelo Programa Projetos Educacionais de Ciências da USP (2019) e doutoranda em Educação na UNIFESP, linha de pesquisa "Escola pública, formação de professores e práticas pedagógicas". Atuou 12 anos na Educação Básica: docência e orientação pedagógica, possui experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos. Trabalha como Técnica em Assuntos Educacionais na UNIFESP, foi lotada no CEDESS, onde auxiliava nos processos pedagógicos desenvolvidos nesse Órgão e no auxílio à docência na disciplina "Formação didático-pedagógica em saúde". Atualmente, está lotada no Núcleo de Apoio ao Estudante no Campus UNIFESP- São José dos Campos, cujas atividades envolvem o apoio pedagógico na assistência e permanência estudantil. 

Citas

APPLE, M. W.; TEITELBAUN, Kenneth. Está o professorado perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? Teoria & Educação, Campinas, n. 4, 1991.

BEHRENS, M. A. Docência universitária: formação ou improvisação? Revista Educação, Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 441-454, set./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2976. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/198464442976

DINIZ-PEREIRA, J. E. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Cuiabá, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15. Acesso em: 12 fev. 2022.

DURAND, J.C.G. A serviço da coletividade: crítica à sociologia das profissões. Revista de administração pública. Rio de Janeiro, 1975. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901975000600005

FREIDSON, E. La profesión médica: un estudo del la sociologia del conocimiento aplicado. Barcelona, Ediciones Península, 1978.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

HOFSTETTER, R., & SCHNEUWLY, B. “Profissionalização” e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: W. R. Valente, (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: L F Editorial. 2020.

JACOMINI, M. A.; PENNA, M. G. O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 27, p. 177-202, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238 Acesso em:12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0022

LARSON, M.S. The rise of professionalism: a sociological analysis. Los Angeles, University of Califórnia Press, 1977.

MACHADO, M. H. (org). Sociologia das profissões: uma contribuição ao debate teórico. In: Profissões de saúde: uma abordagem sociológica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995, p. 13-33. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575416075.002

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S. Shulman. Revista Educação, Santa Maria, v. 29, n. 02, p. 33-49, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em: 12 fev. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, Jefferson da Silva. Aprendizagem profissional da docência e base de conhecimento para o ensino de tutores que atuam no método Problem-Based Learning (PBL). 2019. 276 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.

MOORE, W. The professions: roles and rules. New York, Russel Sage Foundation, 1970.

OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas - SP, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 -34).

PIMENTA, S G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA & GHEDIN (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Ed, 2002 (1ª edição: junho de 2002; 2ª edição: novembro de 2002), p. 12-52.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p.39-50.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-249-1311-2

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SHULMAN, L. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos CENPEC. São Paulo, v. 4, n. 2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998322014293

TARDIF, M., LESSARD, C. e LAHAYE, L. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

_______. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, abr.-jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LtdrgZFyGFFwJjqSf4vM6vs/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200013

VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Cadernos de Saúde Pública, 35, Sup. 1: e00207317, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/NkTJp5HZgJQVjhY36kT5rpN/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00207317

WEBER, M. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Guanabara, 1982.

WILENSKY, H.L. The profissionalization of everyone? In: The sociology of organizations: basic studies (Grusky, Orcar and Millher, George eds.) New York, The free press, 1970.

Publicado

2022-06-01

Métricas


Visualizações do artigo: 366     PDF (Português (Brasil)) downloads: 212

Cómo citar

MOREIRA, J. da S. .; MARCONDES DE MORAIS, J. . SABERES PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA: UM APANHADO TEÓRICO-CONCEITUAL DE DIFERENTES TIPOLOGIAS . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–19, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.68. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/68. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos