ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.117Keywords:
Lei 10639/03, Educação para as relações étnico-raciais, Formação de professoresAbstract
Este artigo constitui-se a partir de ações de parte de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (NUPEm) da Universidade Federal de Uberlândia entre 2020 e 2022. Com financiamento do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o objetivo foi investigar as implicações de um curso de formação de professores/as pautado no Programa da Etnomatemática e na Modelagem Matemática, em diálogo com as possibilidades de implementação da Lei 10639/03. O projeto se desenvolveu ao relacionar formação de professores/as e produção de conhecimentos com a temática racial, a partir do referencial teórico do Programa Etnomatemática de D’Ambrosio. Durante a formação os participantes elaboraram propostas e ao final do projeto culminou em uma publicação coletiva. Constatou-se, por um lado, as lacunas existentes na formação de professores/as de matemática quanto à temática racial e a Etnomatemática, e, por outro lado, que ainda é um desafio elaborar propostas didáticas no ensino de matemática buscando um diálogo transdisciplinar.
Downloads
Metrics
References
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2007.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, 2023.
BRASIL. Instituto Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: propostas de prática de implementação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.
CEERT. Centro de estudos das relações de trabalho e desigualdades. Edital equidade racial na educação básica: pesquisas aplicadas e artigos científicos. Itaú Social. 2020. Disponível em: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/pdf/regulamento.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
COPPE-OLIVEIRA, Cristiane. Saberes e fazeres etnomatemáticos de matriz africana. Rio de Janeiro: CEAP, 2012.
COPPE-OLIVEIRA, Cristiane; PIRES, Rogério Fernando; ALMEIDA, Viviane de Andrade Vieira. Cadernos de proposta de ensino para uma Educação Matemática Antirracista. Juiz de Fora: Siano, 2022. Disponível em: https://siano.com.br/sona/. Acesso em: 22 jun. 2023.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – Elo entre as Tradições e a Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
FRANKENSTEIN, Melbourne; POWELL, Arthur. Ethnomatematics: challenging eurocentrism in Mathematics education. Albany: State University of New York Press, 1997.
GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves (orgs). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Influências Etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba: Appris, 2017.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 512 PDF (Português (Brasil)) downloads: 352