DESLOCAMENTOS E FRONTEIRAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO COM HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.121

Palavras-chave:

Etnomatemática, Migrações, Língua

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa em nível de doutorado já concluída, em que consideramos uma concepção de uma educação intercultural pautada nas ideias de Ubiratan D’Ambrosio em um contexto de ensino de português para haitianos, no CIEJA-Perus, em São Paulo. O foco são os diálogos com a equipe pedagógica estabelecidos na Etapa 2 do estudo, a partir de entrevistas semiestruturadas. Com a pesquisa, pudemos conhecer as relações que se estabelecem entre os sujeitos daquela comunidade escolar, além de identificar três temas que consideramos como fronteiras que atravessam as trajetórias de imigrantes haitianos: racismo, língua, formação e mercado de trabalho. Esperamos que o trabalho contribua para reflexões sobre caminhos e possibilidades para a educação de imigrantes que vivem no Brasil.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Prado, Rede Privada Educação Básica SP

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Técnico em Tecnologia de Informação e Comunicação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Avenida Belarmino Vilela Junqueira, s/n, Novo Tempo II, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil, CEP: 38305-200. E-mail: ricardooliveira@iftm.edu.br.

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta. Migração de crise: a migração haitiana para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, Belo Horizonte, v.34, n.1, p.119-143, jan./abr.2017. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0017. Acesso em: 23 jul. 2019 DOI: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0017

BALIBAR, Étienne. Politics and other scene. Verso, 2002.

CLARETO, Sonia Maria. Terceiras margens: um estudo etnomatemático de espacialidades em Laranjal do Jari (Amapá). 2003, 257. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102153. Acesso em: 13 mai. 2020.

COSTA, Rodrigo Tadeu Pereira. Formação inicial de professores e professoras que ensinam Matemática: olhares e movimentos a partir da etnomatemática. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2021.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016a.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

DI CESARE, Donatella. Estrangeiros e residentes. Tradução: Cézar Tridapalli. Belo Horizonte: Âyiné, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63. ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar? Tradução: Marcela Vieira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 27-53.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2019.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes. Nhande reko mbo’e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá. 2020, 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/publico/9261721_MARIA_APARECIDA_MENDES_DE_OLIVEIRA_rev.pdf. Acesso em: 30 mai. 2023.

PRADO, Marília. Deslocamentos e fronteiras: um estudo etnomatemático com haitianos em uma escola pública de São Paulo. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-06072022-093125/pt-br.php. Acesso em: 30 ago. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B.S.; MENESES, M. P. (orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.

VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, 2009, La Paz. Disponível em: https://www.uchile.cl/documentos/interculturalidad-critica-y-educacion-intercultural_150569_4_4559.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Métricas


Visualizações do artigo: 111     PDF downloads: 69

Como Citar

PRADO, M.; OLIVEIRA, C. C. de. DESLOCAMENTOS E FRONTEIRAS: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO COM HAITIANOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, p. 1–12, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.121. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/121. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos