ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.117

Mots-clés :

Lei 10639/03, Educação para as relações étnico-raciais, Formação de professores

Résumé

Este artigo constitui-se a partir de ações de parte de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (NUPEm) da Universidade Federal de Uberlândia entre 2020 e 2022. Com financiamento do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), o objetivo foi investigar as implicações de um curso de formação de professores/as pautado no Programa da Etnomatemática e na Modelagem Matemática, em diálogo com as possibilidades de implementação da Lei 10639/03. O projeto se desenvolveu ao relacionar formação de professores/as e produção de conhecimentos com a temática racial, a partir do referencial teórico do Programa Etnomatemática de D’Ambrosio. Durante a formação os participantes elaboraram propostas e ao final do projeto culminou em uma publicação coletiva. Constatou-se, por um lado, as lacunas existentes na formação de professores/as de matemática quanto à temática racial e a Etnomatemática, e, por outro lado, que ainda é um desafio elaborar propostas didáticas no ensino de matemática buscando um diálogo transdisciplinar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela USP. Docente no ICENP/UFU, Ituiutaba/MG, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 20, 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba/ MG, Brasil, CEP: 38304-402.

Viviane de Andrade Vieira Almeida, UFU

Doutoranda em Educação para a Ciência pela UNESP. Técnica de laboratório de Ensino de Matemática no ICENP/UFU, Ituiutaba/MG, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 20, 1600, Bairro Tupã, Ituiutaba/ MG, Brasil, CEP: 38304-402.  E-mail: viviane.andradevieira@gmail.com.

Références

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2007.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, 2023.

BRASIL. Instituto Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: propostas de prática de implementação. Brasília, DF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 01 ago. 2023.

CEERT. Centro de estudos das relações de trabalho e desigualdades. Edital equidade racial na educação básica: pesquisas aplicadas e artigos científicos. Itaú Social. 2020. Disponível em: https://editalequidaderacial.ceert.org.br/pdf/regulamento.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.

COPPE-OLIVEIRA, Cristiane. Saberes e fazeres etnomatemáticos de matriz africana. Rio de Janeiro: CEAP, 2012.

COPPE-OLIVEIRA, Cristiane; PIRES, Rogério Fernando; ALMEIDA, Viviane de Andrade Vieira. Cadernos de proposta de ensino para uma Educação Matemática Antirracista. Juiz de Fora: Siano, 2022. Disponível em: https://siano.com.br/sona/. Acesso em: 22 jun. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – Elo entre as Tradições e a Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

FRANKENSTEIN, Melbourne; POWELL, Arthur. Ethnomatematics: challenging eurocentrism in Mathematics education. Albany: State University of New York Press, 1997.

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves (orgs). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Influências Etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba: Appris, 2017.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

Téléchargements

Publiée

2023-10-19

Métricas


Visualizações do artigo: 512     PDF (Português (Brasil)) downloads: 352

Comment citer

OLIVEIRA, C. C. de; ALMEIDA, V. de A. V. ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES: EM BUSCA DE CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO (MATEMÁTICA) ANTIRRACISTA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.117. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/117. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos