Um relato de experiência sobre o projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”

Authors

Keywords:

Repositório, História da Educação Matemática, Documentos

Abstract

Este texto apresenta informações da atuação de uma aluna de graduação em Matemática no projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de
pesquisa sobre História da Educação Matemática”. O GHEMAT/SC interage diretamente com o GHEMAT Brasil e é responsável pela administração e organização da comunidade História da Educação Matemática que se encontra no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como bolsista do projeto, as atividades da discente objetivam atualizar e catalogar documentos que possam ser utilizados como fonte de pesquisa do campo da História da Educação Matemática, na plataforma digital citada acima. São destacadas três atividades: a inserção de artigos acadêmicos publicados, a inserção de revistas e a inserção de livros didáticos. Detalha-se o processo de inserção de cada um destes itens no RCD, assim como o impacto formativo sob o ponto de vista da discente no desenvolvimento destas atividades. Há o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido neste projeto releva a importância do RCD para o acesso a fontes de pesquisa e na preservação de documentos históricos, sendo porta de entrada no mundo da pesquisa para alunos da graduação e da pósgraduação. 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Isadora Cristina Ludvig, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis,
Santa Catarina, Brasil.  

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Membro do GHEMAT-Brasil.  

References

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica. 2005. 178 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Pelotas, Pelotas, 2005.

CAFÉ, Lígia; MELO, Bianca Amaro de; BARBOZA, Elza Maria Ferraz; NUNES, Eny Marcelino de Almeida; ARELLANO, Miguel Angel Márdero. Repositórios institucionais:

nova estratégia para publicação científica na Rede. In: Anais do XIII ENDOCOM, Belo Horizonte, MG, set. 2003. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_ENDOCOM_TRABALHO_cafe.pdf . Acesso em: 10 jun. 2020.

COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Cadernos de Trabalho (vol. 3). Repositório. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

COSTA, David Antonio da. O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL: um exemplo didático a partir dos impressos pedagógicos. In: XII Seminário Temático. A Constituição

dos Saberes Elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas? (1890 – 1970). Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/37_COSTA.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio HistóricoEducativo, v. 1, p. 96, 2016. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHER/article/view/7307/6232. Acesso em: 10 jun. 2020.

HOFFMANN, Yohana Taise; COSTA, David Antonio da; ZIMMER, Iara. GHEMAT-SC: Constituição, perspectiva e novos horizontes. In: CUSTÓDIO, José Francisco; COSTA; David Antonio da; FLORES, Cláudia Regina; GRANDO, Regina Célia (Orgs.). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): Contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

Published

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 137     PDF (Português (Brasil)) downloads: 56

How to Cite

LUDVIG, I. C.; DA COSTA, D. A. . Um relato de experiência sobre o projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 274–283, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/24. Acesso em: 21 nov. 2024.