Um relato de experiência sobre o projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de pesquisa sobre história da educação matemática”
Mots-clés :
Repositório, História da Educação Matemática, DocumentosRésumé
Este texto apresenta informações da atuação de uma aluna de graduação em Matemática no projeto “O Repositório de Conteúdo Digital (RCD): fontes de
pesquisa sobre História da Educação Matemática”. O GHEMAT/SC interage diretamente com o GHEMAT Brasil e é responsável pela administração e organização da comunidade História da Educação Matemática que se encontra no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como bolsista do projeto, as atividades da discente objetivam atualizar e catalogar documentos que possam ser utilizados como fonte de pesquisa do campo da História da Educação Matemática, na plataforma digital citada acima. São destacadas três atividades: a inserção de artigos acadêmicos publicados, a inserção de revistas e a inserção de livros didáticos. Detalha-se o processo de inserção de cada um destes itens no RCD, assim como o impacto formativo sob o ponto de vista da discente no desenvolvimento destas atividades. Há o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido neste projeto releva a importância do RCD para o acesso a fontes de pesquisa e na preservação de documentos históricos, sendo porta de entrada no mundo da pesquisa para alunos da graduação e da pósgraduação.
Téléchargements
Métriques
Références
ALVES, Antônio Maurício Medeiros. Livro didático de matemática: uma abordagem histórica. 2005. 178 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Pelotas, Pelotas, 2005.
CAFÉ, Lígia; MELO, Bianca Amaro de; BARBOZA, Elza Maria Ferraz; NUNES, Eny Marcelino de Almeida; ARELLANO, Miguel Angel Márdero. Repositórios institucionais:
nova estratégia para publicação científica na Rede. In: Anais do XIII ENDOCOM, Belo Horizonte, MG, set. 2003. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_ENDOCOM_TRABALHO_cafe.pdf . Acesso em: 10 jun. 2020.
COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Cadernos de Trabalho (vol. 3). Repositório. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
COSTA, David Antonio da. O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL: um exemplo didático a partir dos impressos pedagógicos. In: XII Seminário Temático. A Constituição
dos Saberes Elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas? (1890 – 1970). Curitiba: PUCPR, 2015. Disponível em: http://www2.td.utfpr.edu.br/seminario_tematico/ANAIS/37_COSTA.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. O REPOSITÓRIO DE CONTEÚDO DIGITAL NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio HistóricoEducativo, v. 1, p. 96, 2016. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHER/article/view/7307/6232. Acesso em: 10 jun. 2020.
HOFFMANN, Yohana Taise; COSTA, David Antonio da; ZIMMER, Iara. GHEMAT-SC: Constituição, perspectiva e novos horizontes. In: CUSTÓDIO, José Francisco; COSTA; David Antonio da; FLORES, Cláudia Regina; GRANDO, Regina Célia (Orgs.). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): Contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 137 PDF (Português (Brasil)) downloads: 56