Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira

Autores

Palavras-chave:

Cadernos escolares, Repositório de Conteúdo Digital, História da educação matemática, Preservação

Resumo

Os cadernos escolares se constituem como produto de uma cultura escolar, raramente catalogados e inventariados, mas carregam vestígios do ensino brasileiro. Este artigo tem como objetivo elucidar os cadernos escolares como um patrimônio da educação brasileira, assim como divulgar um acervo digital e público para pesquisas históricas. Como referencial teórico metodológico, adotam-se os estudos de Viñao (2008), Peres (2017), Chartier (2002) e Mignot (2008) para tratar dos cadernos escolares, e de Julia (2001) acerca da cultura escolar. Apresentam-se resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa de História da educação matemática (GHEMAT) que tomaram como universo de amostras 371 cadernos, produzidos entre 1915 e 2009, presentes no Repositório de Conteúdo Digital (RCD). A partir de estudos e análises realizadas em um caderno de aluno (1968) e um caderno de normalista (1950), constatou-se que fontes dessa natureza podem ser consideradas como um patrimônio da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Lima Ramos Giusti, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação e Saúde na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora de matemática
na rede de ensino do estado de São Paulo, Diadema, São Paulo, Brasil.  

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora
de matemática na rede de ensino do estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.  

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Membro fundador do GHEMAT-Brasil.  

Referências

AGUAYO, A. M. Didática da Escola Nova, série 3, vol. 15, 8ª edição. São Paulo: Companhia editora nacional. 1952. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427>. Acesso em: 30 de jun. 2020.

ARRUDA, J. P. Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática Moderna. Tese (Doutorado em Educação Científica e
tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC, 2011.

BÚRIGO, E. Z. Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989, 293f. Caderno – 1º ano A. SP, 1968. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/163510 . Acesso em 01 de jul. 2020.

CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Tradução de Marta Chagas de Carvalho e Valdeniza Maria Barra. Revista Brasileira da História da Educação. n. 3. p. 9-26, 2002.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990. 239p. (Memoria e sociedade).

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estud. av., São Paulo, v.5 n.11, p. 173-191, Abr. 1991. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141991000100010>. Acesso em: 17 jul. 2019.

COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.

D’ÁVILA, A. Práticas escolares. Vol. 1, 5ª edição. São Paulo: Edição Saraiva. 1951.

FRANCHI, A.; LIBERMAN, M. P. Introdução da Matemática Moderna na Escola Primária. São Paulo: G.E.E.M., 1966.

GIUSTI, B. L. R. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020 (não publicado).

GODOI, A, J. A Aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970). (Dissertação de Mestrado) – Programa de PósGraduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208283 >.

GVIRTZ, S., LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V.
(org). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.

HOFFMANN, Y. T.; COSTA, D. A. História da educação matemática conservação da cultura escolar. Revista Latinoamericana de Investigación En Matemática Educativa, v. 21, n.1, p. 11–28. 2018. Acesso em: 17 jul. 2019. https://doi.org/10.12802/relime.18.2111

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

JESUS, E. M. O grupo escolar Castro Alves em Jequié-Bahia (1934-1971): uma investigação histórica sobre o ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017, 244 f.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.

MASSELI, M. R. V. P. Uma personagem e um acervo: rastros do discurso do MMM no Paraná. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017, 132 f.

MEDINA, D. História da Educação Matemática nas séries iniciais: uma cronologia em construção (1949-1988). In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; SANTOS, M. B. dos. A
Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 147-163.

MENDES, I.A.; VALENTE, W.R. (Orgs.). A matemática dos manuais escolares. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.

MIGNOT, A. C. V. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. v. 1. 270p.

OLIVEIRA, R. V. L. Geometria a e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980. Juiz de Fora, 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

PERES, E. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, Diogo. et al (Org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 17-61.

PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas (1890-1970). São Paulo: Livraria da Física, 2016.

REIS, D. A. F. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). Belo Horizonte, 2014. 258 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

RIOS, D.F.; BURIGO, E.Z.; FISHER, M.C.B.; VALENTE, W.R. (Orgs.). Cadernos Escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Ed. Livraria da
Física, 2017.

SANTOS, I. B.; BURIGO, E. Z.; VALENTE, W. R. (Org.). Materiais didáticos e história da educação matemática. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

SILVA, A. L. Caderno de Prática. Escola Normal Rio do Sul. Santa Catarina, SC, 1950a.
Parte 2. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189417 >. Acesso em: 30 mai. 2019.

SILVA, A. L. Caderno de Prática. Escola Normal Rio do Sul. Santa Catarina, SC, 1950b. Parte 2. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189417 >. Acesso em: 30 mai. 2019.

VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: A. C.V. Mignot. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita.
Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, p. 15-33.

VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Tradução de Diana Gonçalves Vidal. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG, n. 33, jun/2011.

Downloads

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 434     PDF downloads: 206

Como Citar

RAMOS GIUSTI, B. L. .; DE GODOI, A. J. .; DA COSTA, D. A. . Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 315–333, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/27. Acesso em: 21 nov. 2024.