Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira
Mots-clés :
Cadernos escolares, Repositório de Conteúdo Digital, História da educação matemática, PreservaçãoRésumé
Os cadernos escolares se constituem como produto de uma cultura escolar, raramente catalogados e inventariados, mas carregam vestígios do ensino brasileiro. Este artigo tem como objetivo elucidar os cadernos escolares como um patrimônio da educação brasileira, assim como divulgar um acervo digital e público para pesquisas históricas. Como referencial teórico metodológico, adotam-se os estudos de Viñao (2008), Peres (2017), Chartier (2002) e Mignot (2008) para tratar dos cadernos escolares, e de Julia (2001) acerca da cultura escolar. Apresentam-se resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa de História da educação matemática (GHEMAT) que tomaram como universo de amostras 371 cadernos, produzidos entre 1915 e 2009, presentes no Repositório de Conteúdo Digital (RCD). A partir de estudos e análises realizadas em um caderno de aluno (1968) e um caderno de normalista (1950), constatou-se que fontes dessa natureza podem ser consideradas como um patrimônio da educação brasileira.
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