Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira
Keywords:
Cadernos escolares, Repositório de Conteúdo Digital, História da educação matemática, PreservaçãoAbstract
Os cadernos escolares se constituem como produto de uma cultura escolar, raramente catalogados e inventariados, mas carregam vestígios do ensino brasileiro. Este artigo tem como objetivo elucidar os cadernos escolares como um patrimônio da educação brasileira, assim como divulgar um acervo digital e público para pesquisas históricas. Como referencial teórico metodológico, adotam-se os estudos de Viñao (2008), Peres (2017), Chartier (2002) e Mignot (2008) para tratar dos cadernos escolares, e de Julia (2001) acerca da cultura escolar. Apresentam-se resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa de História da educação matemática (GHEMAT) que tomaram como universo de amostras 371 cadernos, produzidos entre 1915 e 2009, presentes no Repositório de Conteúdo Digital (RCD). A partir de estudos e análises realizadas em um caderno de aluno (1968) e um caderno de normalista (1950), constatou-se que fontes dessa natureza podem ser consideradas como um patrimônio da educação brasileira.
Downloads
Metrics
References
ARRUDA, J. P. Histórias e práticas de um ensino na escola primária: marcas e movimentos da Matemática Moderna. Tese (Doutorado em Educação Científica e
tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis/SC, 2011.
BÚRIGO, E. Z. Movimento da matemática moderna no Brasil: estudo da ação e do pensamento de educadores matemáticos nos anos 60. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989, 293f. Caderno – 1º ano A. SP, 1968. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/163510 . Acesso em 01 de jul. 2020.
CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Tradução de Marta Chagas de Carvalho e Valdeniza Maria Barra. Revista Brasileira da História da Educação. n. 3. p. 9-26, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990. 239p. (Memoria e sociedade).
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estud. av., São Paulo, v.5 n.11, p. 173-191, Abr. 1991. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141991000100010>. Acesso em: 17 jul. 2019.
COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014.
D’ÁVILA, A. Práticas escolares. Vol. 1, 5ª edição. São Paulo: Edição Saraiva. 1951.
FRANCHI, A.; LIBERMAN, M. P. Introdução da Matemática Moderna na Escola Primária. São Paulo: G.E.E.M., 1966.
GIUSTI, B. L. R. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020 (não publicado).
GODOI, A, J. A Aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970). (Dissertação de Mestrado) – Programa de PósGraduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em:< https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208283 >.
GVIRTZ, S., LARRONDO, M. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, A. C. V.
(org). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.
HOFFMANN, Y. T.; COSTA, D. A. História da educação matemática conservação da cultura escolar. Revista Latinoamericana de Investigación En Matemática Educativa, v. 21, n.1, p. 11–28. 2018. Acesso em: 17 jul. 2019. https://doi.org/10.12802/relime.18.2111
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
JESUS, E. M. O grupo escolar Castro Alves em Jequié-Bahia (1934-1971): uma investigação histórica sobre o ensino de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017, 244 f.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
MASSELI, M. R. V. P. Uma personagem e um acervo: rastros do discurso do MMM no Paraná. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017, 132 f.
MEDINA, D. História da Educação Matemática nas séries iniciais: uma cronologia em construção (1949-1988). In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; SANTOS, M. B. dos. A
Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 147-163.
MENDES, I.A.; VALENTE, W.R. (Orgs.). A matemática dos manuais escolares. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017.
MIGNOT, A. C. V. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. v. 1. 270p.
OLIVEIRA, R. V. L. Geometria a e para ensinar: cadernos de normalistas e professores das séries iniciais – 1960 a 1980. Juiz de Fora, 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.
PERES, E. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação. In: RIOS, Diogo. et al (Org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 17-61.
PINTO, N. B.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas (1890-1970). São Paulo: Livraria da Física, 2016.
REIS, D. A. F. História da formação de professores de matemática do ensino primário em Minas Gerais: estudos a partir do acervo de Alda Lodi (1927 a 1950). Belo Horizonte, 2014. 258 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
RIOS, D.F.; BURIGO, E.Z.; FISHER, M.C.B.; VALENTE, W.R. (Orgs.). Cadernos Escolares e a escrita da história da educação matemática. São Paulo: Ed. Livraria da
Física, 2017.
SANTOS, I. B.; BURIGO, E. Z.; VALENTE, W. R. (Org.). Materiais didáticos e história da educação matemática. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
SILVA, A. L. Caderno de Prática. Escola Normal Rio do Sul. Santa Catarina, SC, 1950a.
Parte 2. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189417 >. Acesso em: 30 mai. 2019.
SILVA, A. L. Caderno de Prática. Escola Normal Rio do Sul. Santa Catarina, SC, 1950b. Parte 2. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189417 >. Acesso em: 30 mai. 2019.
VIÑAO, A. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: A. C.V. Mignot. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita.
Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, p. 15-33.
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Tradução de Diana Gonçalves Vidal. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG, n. 33, jun/2011.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 434 PDF (Português (Brasil)) downloads: 206