Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira

Autores/as

Palabras clave:

Cadernos escolares, Repositório de Conteúdo Digital, História da educação matemática, Preservação

Resumen

Os cadernos escolares se constituem como produto de uma cultura escolar, raramente catalogados e inventariados, mas carregam vestígios do ensino brasileiro. Este artigo tem como objetivo elucidar os cadernos escolares como um patrimônio da educação brasileira, assim como divulgar um acervo digital e público para pesquisas históricas. Como referencial teórico metodológico, adotam-se os estudos de Viñao (2008), Peres (2017), Chartier (2002) e Mignot (2008) para tratar dos cadernos escolares, e de Julia (2001) acerca da cultura escolar. Apresentam-se resultados de duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa de História da educação matemática (GHEMAT) que tomaram como universo de amostras 371 cadernos, produzidos entre 1915 e 2009, presentes no Repositório de Conteúdo Digital (RCD). A partir de estudos e análises realizadas em um caderno de aluno (1968) e um caderno de normalista (1950), constatou-se que fontes dessa natureza podem ser consideradas como um patrimônio da educação brasileira.

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Biografía del autor/a

Bruna Lima Ramos Giusti, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação e Saúde na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora de matemática
na rede de ensino do estado de São Paulo, Diadema, São Paulo, Brasil.  

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora
de matemática na rede de ensino do estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.  

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Membro fundador do GHEMAT-Brasil.  

Citas

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Publicado

2021-06-12

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Cómo citar

RAMOS GIUSTI, B. L. .; DE GODOI, A. J. .; DA COSTA, D. A. . Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 315–333, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/27. Acesso em: 23 nov. 2024.