UBIRATAN D’AMBROSIO E O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.93Palavras-chave:
Ubiratan D’Ambrosio, Etnomatemática, Grupos CulturaisResumo
As contribuições nacionais e internacionais de D’Ambrosio para o desenvolvimento da Educação Matemática, geralmente, estão relacionadas, principalmente, com a criação e o aperfeiçoamento do Programa Etnomatemática e, também, com a valorização do saber/fazer[1] matemático direcionado para a paz total, que têm como objetivo a busca pela justiça social. Desse modo, o fato de estarmos próximos de um dos mais importantes e influentes educadores matemáticos dos séculos XX e XXI foi um privilégio, principalmente, em relação à sua orientação, ao seu cuidado e ao seu apoio e incentivo para os educadores e pesquisadores que, por meio de suas investigações direcionadas para as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais, nos conscientizaram sobre a importância da valorização e do respeito com relação às características socioculturais da Matemática por meio da Etnomatemática. Então, é importante mostrar o papel de D’Ambrosio e as suas contribuições para o desenvolvimento da Etnomatemática e da Educação Matemática
[1] A expressão saber/fazer é utilizada neste artigo para estabelecer uma relação entre os termos saber(es) e fazer(es) por meio de uma relação mútua entre as suas significações, pois há uma reciprocidade e uma interdependência entre as essências de seus significados.
Downloads
Métricas
Referências
CARPENTER, Thomas P., DOSSEY, John A.; KOEHLER, Julie L. Classics in mathematics education research. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics -NCTM, 2004.
D’AMBROSIO, Ubiratan. The project ‘CPS-Bamako’: an option in post-graduate training for developing countries. Bulletin of the UNESCO Regional Office for Education in Africa. Educafrica:, v. 2, n. 1, 79-83, 1977.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, p. 41-48, 1985.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Mathematics and peace: our responsibilities. ZDM Mathematics Education, v. 98, n. 3, p. 67–73, 1998.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Peace, social justice and ethnomathematics. The Montana Mathematics Enthusiast, Monograph 1, p. 25-34, 2007.
GERDES, Paulus. On culture, geometrical thinking and mathematics education. In: POWELL, A. B.; FRANKENSTEIN. M. (Eds). Ethnomathematics: challenging Eurocentrism in mathematics education. New York, NY: Suny Press, 1997. pp.223-247.
POWELL, Arthur B.; FRANKENSTEIN, Marilyn. Ethnomathematical knowledge. In: POWELL, A. B.; FRANKENSTEIN, M. (Eds.). Ethnomathematics: challenging eurocentrism in mathematics education. New York, NY: Suny Press, 1997. pp. 5-13.
ROSA, Milton. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: the case of mathematics. Doctorate Dissertation in Education. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento – CSUS, 2010.
ROSA, Milton; OREY, Daniel C. Cultural assertions and challenges towards pedagogical action of an ethnomathematics program. For the Learning of Mathematics, v. 27, n. 1, p. 10-16, 2007.
ROSA, Milton; OREY, Daniel C. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. BOLEMA, v. 26, n. 42A, p. 261-290, 2012.
ROSA, Milton; OREY, Daniel C. Fragmentos históricos do programa etnomatemática. In: NOBRE, S., BERTATO, F.; SARAVIA, L. (Orgs.). Anais/Actas do 6º Encontro LusoBrasileiro de História da Matemática. São João del Rei: MG: UFSJ/SBHMat, 2014. pp. 535-558.
ROSA, Milton; OREY, Daniel C. Influências etnomatemáticas em salas de aula: caminhando para a ação pedagógica. Curitiba, PR: Appris Editora, 2017.
ROSA, Milton; OREY, Daniel C. Ubiratan D’Ambrosio: celebrating his life and legacy. Journal of Humanistic Mathematics, v. 11, n. 2, p. 430-450, 2021.
SHIRLEY, Lawrence. Twentieth century mathematics: a brief review of the century. Teaching Mathematics in the Middle School, v. 5, n. 5, p. 278-285, 2000.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 655 PDF downloads: 367