A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso

Autores

Palavras-chave:

Exame de Admissão, Formação de Professores Primários, Saberes Matemáticos

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo sobre o “processo de medida” (avaliação) adotado para seleção de candidatos à escola de professores no Rio Grande do Sul, em 1947. O problema que norteou a pesquisa foi: que enunciações relacionadas aos saberes matemáticos e à formação de professores permeiam a admissão de alunos ao curso de formação de professores primários, na publicação de 1947, dirigida pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE)? O aporte teóricometodológico do estudo é baseado na perspectiva da investigação histórico-cultural, dialogando com Foucault (2008), em relação aos discursos e enunciações, e com Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017, 2018), sobre os saberes matemáticos. Como fonte utilizamos os Boletins do CPOE do Rio Grande do Sul, focando na seguinte publicação de 1947: “Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à escola de professôres”. Como resultado,
identificamos na análise das enunciações a existência de uma cultura geral e profissional do professor primário e de uma personalidade desejada para o ingresso no curso. Em relação aos saberes matemáticos, percebemos a indução, a dedução, a generalização, a transferência, a organização lógica, a reversibilidade de pensamento e a imaginação como capacidades avaliadas no exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Thomaz Sauter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando do Programa
de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEMAT -
UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de Matemática e
Estatística – campus Vale, Av. Bento Gonçalves, 9500 sala 109, prédio 43111, bairro: Agronomia – Porto
Alegre/RS CEP: 91905900.  

Maria Cecília Bueno Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Licenciatura em
Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de
Matemática e Estatística – campus Vale, Av. Bento Gonçalves, 9500 sala 109, prédio 43111, bairro: Agronomia
– Porto Alegre/RS CEP: 91905900.  

Referências

BARREIROS, Patrício Nunes. Por uma abordagem da História Cultural das práticas de escrita na edição de textos. Alea, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 389-414, maio 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/20183 . Acesso em: 01 jun. 2020.

BRASIL. Decreto-lei n. 8.530, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Normal. Rio de Janeiro: 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del8530.htm . Acesso em: 01 jun. 2020.

BÚRIGO, Elisabete Zardo.; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Saberes para Ensinar Matemática na Escola Primária: traços de sua institucionalização nas escolas normais riograndenses. In: BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecilia Bueno
(Orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020, v. 1, p. 17-68. Disponível em: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1044

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Morreto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução por Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formaçã. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em Transformação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

RIBEIRO, Eloah Brodt. Considerações em tôrno do processo de medida adotado em Matemática para seleção dos candidatos à Escola de Professôres. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais – ano de 1947, Porto Alegre, p. 13-30, 1947. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133652 >. Acesso em: 01 jun. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 775A, de 15 de maio de 1943. Aprova os Regulamentos do Instituto de Educação e das Escolas Normais Rurais e manda aplicá-los, respectivamente, às escolas de formação de professores primários e de professores primários rurais. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, p. 1-13, 14 jun. 1943. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200248 >. Acesso em: 01 jun. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 2329, de 15 de março de 1947. Adapta a organização do Ensino Normal no Estado do Rio Grande do Sul aos dispositivos da Lei Federal. Boletim do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais, Porto Alegre, p. 131-136, 1947. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133652 >. Acesso em: 01 jun. 2020

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Orgs.). Saberes em Transformação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 201-228.

VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: história da matemática a ensinar e da matemática para ensinar em construção. In: DASSIE, Bruno Alves; COSTA, David Antônio da (Org.). História da Educação Matemática e Formação de Professores. 1ed. São Paulo: L F Editorial, 2018, v. 1, p. 49-84.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Métricas


Visualizações do artigo: 73     PDF downloads: 44

Como Citar

SAUTER, L. T.; BUENO FISCHER, M. C. A Matemática no exame de admissão para o curso de formação de professores primários (1947) enunciações de um discurso. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 163–178, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/17. Acesso em: 21 nov. 2024.