DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO FAVORECIDO PELO TRABALHO COLABORATIVO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.30

Palavras-chave:

Conhecimentos profissionais docente, Trabalho colaborativo, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar que elementos emergentes de um processo formativo, que busca realizar um trabalho colaborativo, favorecem a constituição e o refinamento do conhecimento matemático de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, analisa um episódio ocorrido durante um encontro presencial do processo formativo em que as professoras participantes e os professores formadores debatem a respeito de uma tarefa matemática
envolvendo o tema fração. Nesse debate, diferentes subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino foram manifestados pelas professoras e, por meio deles, foi possível elencar os elementos de um trabalho colaborativo capazes de favorecer a constituição e o refinamento do conhecimento matemático das professoras. Nossos resultados indicam que o compartilhamento de diferentes olhares sobre uma mesma situação, as divergências de ideias, os diferentes conhecimentos matemáticos dos envolvidos e a possibilidade dos integrantes se desafiarem são alguns desses elementos emergentes procurados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Elias Rizek, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente
do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus
Londrina/Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da
UTFPR multicâmpus Cornélio Procópio e Londrina. Endereço para correspondência: avenida dos Pioneiros, 3131,
Jardim Morumbi, Londrina, Paraná, Brasil, CEP: 86036-370.  

Flávia Maria Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR multicâmpus
Cornélio Procópio e Londrina. Professora da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED/PR).
Cidade de atuação: Santa Cecília do Pavão, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: rua Guadalajara, 796,
centro, São Sebastião da Amoreira, Paraná, Brasil. CEP: 86240-000. E-mail: flavia_gcosta@hotmail.com

Silmara Ribeiro Rodrigues, silrodrigues_@hotmail.com

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR multicâmpus
Cornélio Procópio e Londrina. Professora dos anos iniciais da Escola Rui Barbosa, Cornélio Procópio, Paraná,
Brasil. Endereço para correspondência: rua Lucas Apolinário, 12, Conjunto Fortunato Cibin, Cornélio Procópio,
Paraná, Brasil. CEP: 86300-000.  

Referências

BALL, Deborah Loewenberg; COHEN, David. Developing practice, developing practitioners: toward a practice – based theory of professional education. In: G. SYKES, DARLING –HAMMOND (Eds.). Theaching as the learning profession: handbook of poliey and practice. San Francisco: Jossey Bass, p.3-32, 1999.

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey Charles. Content Knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, n.59, p. 389-407, 2008.

BEZERRA, Renata Camacho. Aprendizagens e Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no
Contexto da Lesson Study. 2017.210f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP, Presidente Prudente/SP, 2017.

BEZERRA, Renata Camacho; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática no contexto da Lesson Study. Hipátia. v.5, n.1, p. 72-85, jun.2020. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1454. Acesso em: 26 jan. 2021.

BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto/PT: Porto Editora LDA, 1994.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; NUNES, Terezinha. O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.8, n.1, p. 125-136, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/545/433. Acesso em: 26 jan. 2021.

CURI, Edda. Reflexões sobre um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study. In: NASCIMENTO, J. C. O.; VECE, J. P. (Org.). Grupos
Colaborativos e Lesson Study: contribuições para a melhoria do ensino de matemática e desenvolvimento profissional de professores. São Paulo: Alexa Cultural, 2018, p.21-22.

ELIAS, Henrique Rizek. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de matemática. 2017. Tese
(Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2017.

ELIAS, Henrique Rizek; TREVISAN, André Luis. Desafios à constituição de grupos colaborativos com professoras de anos iniciais para a realização de estudos de aula. Vidya
(Santa Maria - online), v. 40, p. 183-202, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3233. Acesso em: 26 jan. 2021.

FIORENTINI, Dario. Pesquisando com professores: reflexões sobre o processo de produção e ressignificação dos saberes da profissão docente. In: MATOS, J. F.; FERNANDES, E. (Eds). Investigação em Educação Matemática: perspectivas e problemas. Lisboa: APM, 2000. p. 187-195.

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. Desenvolvimento Profissional Docente: Um Termo Guarda-Chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente, Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 11-23, 2013. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/74. Acesso em: 26 jan. 2021.

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa Moreira. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática.
Zetetiké, v. 25, n. 1, p. 164-185, 2017.

FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes; FERREIRA, Ana Cristina; LOPES, Celi Spasandin, FREITAS, Maria Teresa Menezes, MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, v. 36, p. 137-160, 2002. Disponível em:
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1098. Acesso em: 27 de jan. 2021.

FIORENTINI, Dario; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; LIMA, Rosana Catarina Rodrigues (Org.). (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor
que ensina Matemática: Período 2001 a 2012 (1a ed.). Campinas: FE-Unicamp, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-bookmapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do
ensinar e do aprender. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2019.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes; FIORENTINI, Dario; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; GRANDO, Regina Célia; GAMA, Renata Prenstteter; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade; FREITAS, Maria Teresa Menezes; MELO, Marisol Vieira. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma metaanálise de estudos brasileiros. Quadrante, Lisboa, Portugal, v.15, n.1-2, p.193-219, 2006. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/192. Acesso em: 26 jan. 2021.

PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia. Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, v.11,
n.2, p.145-163, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3167. Acesso em: 26 jan. 2021.

PONTE, João Pedro da; BAPTISTA, Mónica; VELEZ, Isabel; COSTA, Estela. Aprendizagens profissionais dos professores através dos estudos de aula. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, n. 5, p. 7-24, 2012. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/22605. Acesso em: 26 jan. 2021.

PONTE, João Pedro da; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana; BAPTISTA, Mónica. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de
Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 868 - 891, dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v30n56/1980-4415-bolema-30-56-0868.pdf. Acesso em: 26 jan. 2021.

POWELL, Arthur; FRANCISCO, John; MAHER, Carolyn. Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes. Bolema, Rio Claro, v. 17, n. 21, maio 2004. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538. Acesso em: 26 jan. 2021.

SARAIVA, Manuel; PONTE, João Pedro da. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, v.12, n.2, p. 25-52, 2003.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14, Feb. 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Harvard, v.57, n.1, p.1-22, 1987.

SILVA, Simone Dias; CURI, Edda. O estudo de aula na formação continuada: análise de uma aula de matemática do 1º ano do Ensino Fundamental. Amaz RECM - Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática. v.14, n. 31, p. 39-53, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5754. Acesso em: 26 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 508     PDF downloads: 199

Como Citar

RIZEK, H. . E.; GONÇALVES, F. M. .; RODRIGUES, S. R. . DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO FAVORECIDO PELO TRABALHO COLABORATIVO. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.30. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/30. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado