DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO FAVORECIDO PELO TRABALHO COLABORATIVO

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.30

Palavras-chave:

Conhecimentos profissionais docente, Trabalho colaborativo, Prática docente

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar que elementos emergentes de um processo formativo, que busca realizar um trabalho colaborativo, favorecem a constituição e o refinamento do conhecimento matemático de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, analisa um episódio ocorrido durante um encontro presencial do processo formativo em que as professoras participantes e os professores formadores debatem a respeito de uma tarefa matemática
envolvendo o tema fração. Nesse debate, diferentes subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino foram manifestados pelas professoras e, por meio deles, foi possível elencar os elementos de um trabalho colaborativo capazes de favorecer a constituição e o refinamento do conhecimento matemático das professoras. Nossos resultados indicam que o compartilhamento de diferentes olhares sobre uma mesma situação, as divergências de ideias, os diferentes conhecimentos matemáticos dos envolvidos e a possibilidade dos integrantes se desafiarem são alguns desses elementos emergentes procurados.

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Biografia do Autor

Henrique Elias Rizek, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente
do Departamento Acadêmico de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus
Londrina/Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da
UTFPR multicâmpus Cornélio Procópio e Londrina. Endereço para correspondência: avenida dos Pioneiros, 3131,
Jardim Morumbi, Londrina, Paraná, Brasil, CEP: 86036-370.  

Flávia Maria Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR multicâmpus
Cornélio Procópio e Londrina. Professora da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED/PR).
Cidade de atuação: Santa Cecília do Pavão, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: rua Guadalajara, 796,
centro, São Sebastião da Amoreira, Paraná, Brasil. CEP: 86240-000. E-mail: flavia_gcosta@hotmail.com

Silmara Ribeiro Rodrigues, silrodrigues_@hotmail.com

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR multicâmpus
Cornélio Procópio e Londrina. Professora dos anos iniciais da Escola Rui Barbosa, Cornélio Procópio, Paraná,
Brasil. Endereço para correspondência: rua Lucas Apolinário, 12, Conjunto Fortunato Cibin, Cornélio Procópio,
Paraná, Brasil. CEP: 86300-000.  

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Publicado

2021-06-12

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Como Citar

RIZEK, H. . E.; GONÇALVES, F. M. .; RODRIGUES, S. R. . DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO FAVORECIDO PELO TRABALHO COLABORATIVO. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.30. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/30. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

O saber profissional do professor que ensina matemática-entre presente e passado