A ARITMÉTICA NO CADERNO DE PLANEJAMENTO DE BEATRIZ DAUDT NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.53Keywords:
História da educação matemática, Planos de aula, Escola Normal, Escola Nova, Matemática ModernaAbstract
Este texto objetiva discutir os saberes produzidos a partir do ensino de aritmética, propostos por Beatriz Terezinha Daudt em tempos de transição de vagas pedagógicas, em sua formação na Escola Normal Santa Catarina de Novo Hamburgo - RS. Como problemática de investigação questiona-se como os saberes contidos nos planos de aula da professora Beatriz Daudt se alinhavam às diretivas presentes nos periódicos educacionais gaúchos. A fonte primária utilizada foi um caderno de planos de aula de Beatriz, disponível no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC. Além disso, recorreu-se ao uso de revistas pedagógicas que remetiam à temporalidade do caderno em questão e a um programa de ensino. Para a discussão, foram utilizados os referenciais teóricos sobre cadernos escolares a partir de Viñao (2008) e a utilização das revistas pedagógicas com Catani (1996). Ao final da pesquisa, foi possível constatar a presença de saberes relacionados ao ensino de aritmética da época, advindos dos movimentos da Escola Nova e da Matemática Moderna.
Downloads
Metrics
References
BALTAR, D. V.; NOGUEIRA, L. A. Materiais Audiovisuais e o Ensino da Matemática: flanelógrafo. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 14, n. 105, p. 44-47, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132823. Acesso em: 12 ago. 2021.
BICCAS, M. S. O impresso como estratégia de formação Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.
BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOPP, S. S. O Raciocínio na Resolução dos Problemas Aritméticos. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 3, n. 20, p. 6-8, mar. 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127443. Acesso em: 12 ago. 2021.
BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C; SANTOS, M. Considerações acerca da matemática moderna no Rio Grande do Sul. In: BÚRIGO, E.; FISCHER, M. C.; SANTOS, M.(org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: novos estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008. p. 35-45.
CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: As revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia, v.10, jul/dez. 1996, p. 115-130.
CRUZ, E. N. A. Os saberes elementares aritméticos em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1930). 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2018. Disponível em: http://www.univas.edu.br/me/docs/dissertacoes2/100.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
DAUDT, B. T. Caderno de planos. 1º ano C. Ginásio São Luiz, 1967. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172772. Acesso em: 14 jun. 2021
DUARTE, A. R. S. D et al. A Matemática Moderna para Crianças. In: OLIVEIRA, M. C. A.;
SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R (org.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Editora UFJF, p. 121-136, 2011.
FERNANDES, J. C. B.; BORGES R. A. S. O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros. Revista Exitus Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará, n.2, v.4, p. 194-213 Jul./dez. 2015.
FISCHER, B. D.; FISCHER, M. C. B. Boletins do CPOE/RS (1947-1966): recortes sobre o ensino da matemática e a gestão de processos avaliativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 17, n. 4, 76-93, 2015. Bimestral. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/1457/0. Acesso em: 14 ago. 2021.
FISCHER, M. C. B; RIOS, D. F. Cadernos de Beatriz: planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967). Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 19, 34-44, 2018. Trimestral. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/217186. Acesso em: 25 jul. 2021.
GVIRTZ, Silvina. El discurso escolar através de los cuadernos de clase. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1999
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP, n. 1, 2001, p. 9-43.
MACIEL, V. B. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino da aritmética (1937-1949). In: Anais do XII Seminário Temático: A Constituição dos Saberes elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas?, v. 10, n. 23. Curitiba, PUC - PR; 2015.
MEDINA, D. História da Educação Matemática nas séries iniciais: uma cronologia em construção (1949-1988). In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; SANTOS, M. B. dos. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. 1ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 147-163.
MIGNOT, A. C. V. (org.) Cadernos à vista – Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2008.
PEREIRA, L. H. F. A Matemática na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: UPF Editora, 2017. 287 p. Disponível em: http://editora.upf.br/images/ebook/a_matematica_na_revista_do_ensino_final.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
PERES, E. T. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha. 2000. 507 p. Tese (Doutorado)- Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
QUADROS, C. Produção de diferentes significados de ser professor no Rio Grande do Sul (1940 - 1960). Revista Brasileira de História da Educação, n. 21, p. 177-206, set/dez. 2009.
REVISTA DO ENSINO. Porto Alegre: Imprensa Oficial, v. 7, n. 48, out. 1957.
REVISTA DO ENSINO. Porto Alegre: Imprensa Oficial, v. 8, n. 57, nov. 1958.
RIOS, D. F; FISCHER, M. C. B. Memórias de uma normalista: entrevista com Beatriz Daudt Fischer. Revista Educação: Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 264-275, maio-ago, 2019.
SGANDERLA, A. P. A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: A Defesa de uma Base Científica da Organização Escolar. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
SOARES, M. L. A, et al. Manifesto dos pioneiros versus manual didático de literaturas estrangeiras: igreja católica frente à revolução escolanovista. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 42, p.133-142, jun. 2011.
SOARES, F. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em matemática) - Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
SOUZA, A.F. Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/178612. Acesso em: 14 jul. 2021.
SZECHIR, J. C. Aprendizagem dos números no 1º ano. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 3, n. 18, p. 5-7, out. 1953. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127441. Acesso em: 12 ago. 2021.
VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática Moderna: suas estratégias no Brasil e em Portugal. In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; SANTOS, M. B. dos. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. 1ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 07-21.
VIDAL, D. G. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, E. M.; FIGUEIREDO, L.;
GREIVAS, C. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª. Ed., 2003.
VIÑAO F., A. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Lisboa: Edições Pedago, 2008.
VIEIRA, S. R. Uma reflexão acerca do manifesto dos pioneiros da educação nova. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2006, Campinas. Anais do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. Campinas: Revista Histedbr, 2006. p. 01-14.
VIÑAO F., A. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Lisboa: Edições Pedago, 2007.
XAVIER, L. N. O manifesto dos pioneiros da Escola Nova como divisor de águas na história da educação brasileira. São Paulo: IBGE, 2012.
ZUIN, E. S. L. Escola Nova e o Ensino de Aritmética: direcionamento para a capacitação e formação docente em revistas pedagógicas brasileiras. In: Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, São Mateus, Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 352 PDF (Português (Brasil)) downloads: 215