A ARITMÉTICA NO CADERNO DE PLANEJAMENTO DE BEATRIZ DAUDT NO RIO GRANDE DO SUL

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.53

Mots-clés :

História da educação matemática, Planos de aula, Escola Normal, Escola Nova, Matemática Moderna

Résumé

Este texto objetiva discutir os saberes produzidos a partir do ensino de aritmética, propostos por Beatriz Terezinha Daudt em tempos de transição de vagas pedagógicas, em sua formação na Escola Normal Santa Catarina de Novo Hamburgo - RS. Como problemática de investigação questiona-se como os saberes contidos nos planos de aula da professora Beatriz Daudt se alinhavam às diretivas presentes nos periódicos educacionais gaúchos. A fonte primária utilizada foi um caderno de planos de aula de Beatriz, disponível no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC. Além disso, recorreu-se ao uso de revistas pedagógicas que remetiam à temporalidade do caderno em questão e a um programa de ensino. Para a discussão, foram utilizados os referenciais teóricos sobre cadernos escolares a partir de Viñao (2008) e a utilização das revistas pedagógicas com Catani (1996). Ao final da pesquisa, foi possível constatar a presença de saberes relacionados ao ensino de aritmética da época, advindos dos movimentos da Escola Nova e da Matemática Moderna.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Luiz Oscar de Carvalho, 75, Trindade, Florianópolis - SC, Brasil, CEP: 88036-400. E-mail: anieligodoi@gmail.com.

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

[1] Mestra em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Santa Catarina, 549, Centro, Ipumirim, Santa Catarina, Brasil. CEP: 89790-000. E-mail: cintia.schneider1995@gmail.com.

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Matemática – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Coruripe, 298, Água Verde, Blumenau – SC, Brasil, CEP: 89042-120. E-mail:  profa.cristiane.santos.mat@gmail.com.

Robert Rene Michel Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorando em Educação Científica e Tecnológica – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Sete de Setembro, 386, Aterrado, Volta Redonda - RJ, Brasil, CEP: 27213-160. E-mail: robertrene15@hotmail.com.

 

Références

BALTAR, D. V.; NOGUEIRA, L. A. Materiais Audiovisuais e o Ensino da Matemática: flanelógrafo. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 14, n. 105, p. 44-47, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/132823. Acesso em: 12 ago. 2021.

BICCAS, M. S. O impresso como estratégia de formação Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOPP, S. S. O Raciocínio na Resolução dos Problemas Aritméticos. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 3, n. 20, p. 6-8, mar. 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127443. Acesso em: 12 ago. 2021.

BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C; SANTOS, M. Considerações acerca da matemática moderna no Rio Grande do Sul. In: BÚRIGO, E.; FISCHER, M. C.; SANTOS, M.(org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e Portugal: novos estudos. Porto Alegre: Redes Editora, 2008. p. 35-45.

CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: As revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Revista Educação e Filosofia, v.10, jul/dez. 1996, p. 115-130.

CRUZ, E. N. A. Os saberes elementares aritméticos em revistas pedagógicas brasileiras (1890-1930). 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2018. Disponível em: http://www.univas.edu.br/me/docs/dissertacoes2/100.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

DAUDT, B. T. Caderno de planos. 1º ano C. Ginásio São Luiz, 1967. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172772. Acesso em: 14 jun. 2021

DUARTE, A. R. S. D et al. A Matemática Moderna para Crianças. In: OLIVEIRA, M. C. A.;

SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R (org.). O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Editora UFJF, p. 121-136, 2011.

FERNANDES, J. C. B.; BORGES R. A. S. O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros. Revista Exitus Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará, n.2, v.4, p. 194-213 Jul./dez. 2015.

FISCHER, B. D.; FISCHER, M. C. B. Boletins do CPOE/RS (1947-1966): recortes sobre o ensino da matemática e a gestão de processos avaliativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 17, n. 4, 76-93, 2015. Bimestral. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/1457/0. Acesso em: 14 ago. 2021.

FISCHER, M. C. B; RIOS, D. F. Cadernos de Beatriz: planejamento de matemática nos registros de estágio de uma normalista gaúcha (1967). Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v. 2, n. 19, 34-44, 2018. Trimestral. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/217186. Acesso em: 25 jul. 2021.

GVIRTZ, Silvina. El discurso escolar através de los cuadernos de clase. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1999

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP, n. 1, 2001, p. 9-43.

MACIEL, V. B. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino da aritmética (1937-1949). In: Anais do XII Seminário Temático: A Constituição dos Saberes elementares Matemáticos: O que dizem as revistas pedagógicas?, v. 10, n. 23. Curitiba, PUC - PR; 2015.

MEDINA, D. História da Educação Matemática nas séries iniciais: uma cronologia em construção (1949-1988). In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; SANTOS, M. B. dos. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. 1ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 147-163.

MIGNOT, A. C. V. (org.) Cadernos à vista – Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2008.

PEREIRA, L. H. F. A Matemática na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: UPF Editora, 2017. 287 p. Disponível em: http://editora.upf.br/images/ebook/a_matematica_na_revista_do_ensino_final.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

PERES, E. T. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública primária gaúcha. 2000. 507 p. Tese (Doutorado)- Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

QUADROS, C. Produção de diferentes significados de ser professor no Rio Grande do Sul (1940 - 1960). Revista Brasileira de História da Educação, n. 21, p. 177-206, set/dez. 2009.

REVISTA DO ENSINO. Porto Alegre: Imprensa Oficial, v. 7, n. 48, out. 1957.

REVISTA DO ENSINO. Porto Alegre: Imprensa Oficial, v. 8, n. 57, nov. 1958.

RIOS, D. F; FISCHER, M. C. B. Memórias de uma normalista: entrevista com Beatriz Daudt Fischer. Revista Educação: Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 264-275, maio-ago, 2019.

SGANDERLA, A. P. A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: A Defesa de uma Base Científica da Organização Escolar. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

SOARES, M. L. A, et al. Manifesto dos pioneiros versus manual didático de literaturas estrangeiras: igreja católica frente à revolução escolanovista. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 42, p.133-142, jun. 2011.

SOARES, F. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em matemática) - Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

SOUZA, A.F. Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/178612. Acesso em: 14 jul. 2021.

SZECHIR, J. C. Aprendizagem dos números no 1º ano. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 3, n. 18, p. 5-7, out. 1953. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127441. Acesso em: 12 ago. 2021.

VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática Moderna: suas estratégias no Brasil e em Portugal. In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; SANTOS, M. B. dos. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: novos estudos. 1ed. Porto Alegre: Redes Editora, 2008, p. 07-21.

VIDAL, D. G. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, E. M.; FIGUEIREDO, L.;

GREIVAS, C. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª. Ed., 2003.

VIÑAO F., A. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Lisboa: Edições Pedago, 2008.

VIEIRA, S. R. Uma reflexão acerca do manifesto dos pioneiros da educação nova. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, 2006, Campinas. Anais do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas. Campinas: Revista Histedbr, 2006. p. 01-14.

VIÑAO F., A. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Lisboa: Edições Pedago, 2007.

XAVIER, L. N. O manifesto dos pioneiros da Escola Nova como divisor de águas na história da educação brasileira. São Paulo: IBGE, 2012.

ZUIN, E. S. L. Escola Nova e o Ensino de Aritmética: direcionamento para a capacitação e formação docente em revistas pedagógicas brasileiras. In: Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, São Mateus, Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.

Téléchargements

Publiée

2022-01-17

Métricas


Visualizações do artigo: 352     PDF (Português (Brasil)) downloads: 215

Comment citer

DE GODOI, A. J.; SCHNEIDER, C.; SANTOS, C. A. dos .; MICHEL JUNIOR, R. R. . A ARITMÉTICA NO CADERNO DE PLANEJAMENTO DE BEATRIZ DAUDT NO RIO GRANDE DO SUL . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–19, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.53. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/53. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos