ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR: uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho

Auteurs

Mots-clés :

Saber profissional, Manuais de pedagogia, Geometria para ensinar

Résumé

Este texto apresenta resultados parciais de uma tese de doutoramento que está alinhada a um projeto amplo de investigação. O objetivo da tese é caracterizar uma geometria para ensinar a partir de manuais de pedagogia direcionados à formação de professores dos primeiros anos escolares no Brasil (1870-1920). Para este texto, objetivamos discutir elementos de uma geometria para ensinar expressos nas sistematizações de Augusto Coelho em um manual de pedagogia publicado entre 1892 e 1907. Para alcançarmos tal objetivo nos ancoramos nas reflexões viabilizadas pelo questionamento: que elementos de uma geometria para ensinar podem ser recompilados do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho?, considerando o que Valente (2018) propõe sobre como sistematizar informações dispersas, transformando-as em saberes. Os resultados parciais de que tratamos neste texto demonstram que a geometria para ensinar sistematizada por Coelho (s.d.) está pautada em um primeiro momento na orientação para utilização de sólidos tangíveis que viabilizem o avanço do concreto para o abstrato, por meio da decomposição destes, envolvendo, também, a recomposição das formas; e, posteriormente, do abstrato ao concreto, não mais por meio dos sólidos froebelianos, mas desenvolvendo
figuras no quadro, o que faz com que esse concreto final seja caracterizado como a compreensão da geometria sistematizada. Assim, a formação do professor prepara-o para, nesse processo, conduzir os alunos a, por si só, analisar as formas geométricas num dado momento de sua existência e as variações pelas quais tais formas podem passar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Francisca Janice dos Santos Fortaleza, Universidade Federal do Pará

Doutoranda pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará. Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá, Belém,
Pará, Brasil, CEP: 66.075.510.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora titular do Instituto Federal do
Pará (IFPA); Professora colaboradora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará. Rua Augusto Corrêa,
01, Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66.075.510.

Références

ALMEIDA, W. N. C. A argumentação e a experimentação investigativa no ensino de matemática: o problema das formas em um Clube de Ciências. 2017. 109 f. Dissertação
(Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

BERTINI, L. de F.; MORAIS, R. dos S.; VALENTE, W. R. A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BOTO, C. J. M. C. dos R. A. Compêndios pedagógicos de Augusto Coelho (1850-1925): a arte de tornar ciência o ofício de ensinar. História da Educação, Pelotas, v. 14, n. 30, p. 9-60, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/. Acesso em: 27 mai. 2019.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

COELHO, J. A. Manual Prático de Pedagogia. Porto: Livraria e Editora José Figueirinhas Júnior, [entre 1892 e 1907].

COELHO, J. A. Princípios de pedagogia. Tomo II. São Paulo: Teixeira & Irmão Editores, 1892.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v27n47/11.pdf. Acesso em: 06 de nov. 2019.

HEILAND, H. Friedrich Fröbel. Tradução: Ivanise Monfredini. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema fundamental para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em
(trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

MACIEL, V. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia, [s.i.], v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/index. Acesso em: 04 dez. 2018.

NERY, A. C. B. Biblioteca escolar, pedagogia e formação de professores: livros da Escola Normal de Piracicaba (1896-1951). Linha Mestra, [s.i.], n. 24, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/115345. Acesso em 11 out. 2018.

OLIVEIRA, A. T. de C. C. de; FIORENTINI, D. o papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. In: 37ª Reunião Anual da ANPED. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt19-4183.pdf. Acesso em: 11 out. 2019.

SÁ, P. de F.; JUCÁ, R. de S. (Orgs.). Matemática por atividade: experiências didáticas bemsucedidas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

TREVISAN, T. A. História da disciplina Pedagogia nas escolas normais do estado de São Paulo (1874-1959). 2011. 220f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.

VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, p. 377-385, 2018b. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178. Acesso em: 31 out. 2018.

VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, 2019b. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/. Acesso em: 29 nov. 2019.

VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógicoepistemológicas. Revista História da Educação (Online), [s.i.], v. 23, p. 1-22, 2019a.
Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/77747. Acesso em: 08 abr. 2019.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; PINTO, N. B.; MORAIS, R. S. A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber
profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-no-ensinoprocessos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2. Acesso em 28 jan. 2019

Téléchargements

Publiée

2021-06-07

Métricas


Visualizações do artigo: 87     PDF (Português (Brasil)) downloads: 77

Comment citer

DOS SANTOS FORTALEZA, F. J.; PESSOA CHAVES ROCHA, M. L. ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR: uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 32–46, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/10. Acesso em: 23 nov. 2024.