PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DE SUL: A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIGITAL

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.155

Palavras-chave:

Coleção digital, Acervos escolares, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo expõe os processos de constituição e organização da coleção digital nomeada “Práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul”, constituída a partir do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”. Esta coleção contém documentos digitalizados de três importantes instituições formadoras de professores do Rio Grande do Sul: o Instituto de Educação General Flores da Cunha, Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e Escola Normal Evangélica de Ivoti. O texto discute a relevância da coleção digital constituída a partir do acervo de documentos do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha para a História da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela USP. Endereço para correspondência: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43-111, Bairro Agronomia Porto Alegre, RS – Brasil, CEP: 91509-900, Caixa Postal: 15080. E-mail: elisabete.burigo@ufrgs.br.

Jenifer de Souza, UFRGS

Licenciada em Matemática e mestranda em Ensino de Matemática pela UFRGS

Referências

BONFADA, Elisete Maria. A matemática na formação das professoras normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em tempos de matemática moderna. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; RIOS, Diogo Franco; DALCIN, Andreia; DYNNIKOV, Circe Mary Silva da Silva; FISCHER, Maria Cecília Bueno; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Relatório final do projeto de pesquisa “Estudar para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas escolas normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”. Relatório apresentado ao CNPq. Porto Alegre, 2020. Não publicado.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecília Bueno (orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz. Saberes para ensinar Matemática na escola primária: traços de sua institucionalização nas escolas normais rio-grandenses. In: BÚRIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia; SILVA, Circe Mary Silva da; RIOS, Diogo Franco; PEREIRA, Luiz Henrique Ferraz; FISCHER, Maria Cecília Bueno (orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970). São Leopoldo: Oikos, 2020. p. 17-68.

DALCIN, Andreia; FISCHER, Maria Cecília B. O acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha. Revista História da Educação (Online), 25, e102551, 1-9, 2021.

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA. Atividades do Laboratório de Matemática nº 2. (Tombo 2184 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1957. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/10000002184. Acesso em: 21 jun. 2024.

LACERDA, Matheus Centa de; BÚRIGO, Elisabete Zardo. Materiais Manipuláveis: construindo uma coleção digital a partir do acervo de um Laboratório de Matemática. In: Seminário Temático Internacional: arquivo pessoais & Educação Matemática, XXI, Santos, 2023. Anais [...]. Santos: 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/198/295. Acesso em: 22 set. 2023.

SILVA, Andressa Rodrigues da; SOUZA, Jenifer de; LACERDA, Matheus Centa de; NUNES, Mathias Teixeira. Coleção de materiais manipuláveis do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: indícios dos seus usos no passado. In: Escola de Inverno de Educação Matemática, VIII, Santa Maria, 2023. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1pB2rjph8-Vo-B7Ut1Li-u3qNnlGpSdWL/view. Acesso em: 03 jun. 2024.

SCHMIDT, Maria Nage Pereira; QUEIROZ, Maria Luiza; MATOS, Maria Capaverde de; MOSMAN, Esther; ZIN, Ivone. As frações da vida diária das crianças. (Tombo 650 do acervo do LM/IE). Porto Alegre, 1955. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/3610. Acesso em: 22 jun. 2024.

SOUZA, Catiele Alves; TOMASI, Diane Cátia. Preservação da memória do ensino de matemática: análise do acervo de livros do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação Flores da Cunha. In: Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul, 2, Pelotas, 2019. Anais [...]. Porto Alegre: 2019. Disponível em: https://www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/04/anais_2_escolasnormais. pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

SOUZA, Jenifer de; LIMA, Caroline Ferreira de; SEVERO, Andrey de Souza; FISCHER, Maria Cecília Bueno. A análise de um material sobre frações: um filme de 1955. In: Seminário Práticas e Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul, 2, Pelotas, 2019. Anais [...]. Porto Alegre: 2019. Disponível em: https: //www.ufrgs.br/escolasnormais/wp-content/uploads/2022/04/anais_2_escolasnormais.pdf. Acesso em 03 jun. 2024.

SOUZA, Jenifer de. Oficinas para divulgação de uma coleção digital: a contribuição de acervos escolares para o ensino de Matemática. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/259351/001171517.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 19 set. 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 24     PDF downloads: 15

Como Citar

BÚRIGO, Elisabete Zardo; SOUZA, Jenifer de. PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NAS ESCOLAS NORMAIS DO RIO GRANDE DE SUL: A CONSTRUÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIGITAL. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.155. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/155. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Arquivos para pesquisa em História da educação matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.