SISTEMAS DIGITAIS DE GUARDA, RECUPERAÇÃO E USO DE ARQUIVOS: IMPORTÂNCIA E REFERÊNCIA PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO NORTE DO BRASIL
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.182Palavras-chave:
História da Educação Matemática, Sistemas Digitais, Arquivo, Região NorteResumo
O artigo explora a importância dos Sistemas Digitais de Guarda, Recuperação e Uso de Arquivos no contexto da pesquisa em História da Educação Matemática (HEM), particularmente na região Norte do Brasil. O objetivo é realizar um breve levantamento inicial de repositórios e outros sistemas de guarda e recuperação de arquivos existentes na região, destacando suas principais operacionalidades, formas de organização e quais os softwares usados em suas criações, com o intuito, a posteriori, de embasar a criação de um ambiente virtual para a HEM da região Oeste do Pará. Além disso, gostaríamos de fomentar a discussão acerca da necessidade de organizar e sistematizar a produção de conhecimento na área de interesse, utilizando diversas fontes e arquivos; realçando ainda a necessidade de preservação digital das fontes historiográficas através desses sistemas digitais (ambientes virtuais) que não se limitem à guarda de arquivos, mas que sejam ambientes de experimentação e disseminação de conhecimento entre professores e alunos. O levantamento foi organizado em dois subtópicos: o primeiro, de amplo conhecimento; o segundo, em educação matemática. Os resultados apontam para a importância de indicadores formativos e de pesquisa, associados à concepção, disseminação e uso destes ambientes virtuais, como um elemento auxiliar e de sustentação às práticas de ensino e aprendizagens possíveis, conectados à história da matemática e à educação matemática. Além disso, o desenvolvimento e o uso de sistemas digitais são fundamentais para a pesquisa em HEM, carecendo de investimentos significativos na criação de mais ambientes virtuais com este intento.
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