ARQUIVOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.56

Palavras-chave:

História Digital, Fontes Primárias, Arquivologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar contribuições para o campo da História da educação matemática (Hem), por meio da utilização de fontes digitais, especificamente, os arquivos digitais. O questionamento que orientou a presente escrita foi: Quais categorias dos arquivos digitais são contempladas nas pesquisas da Hem? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia (BOLICK, 2006; BUCKLAND, 1998; entre outros), e da Hem (MENDES, 2012; VALENTE, 2013). A partir dos trabalhos desenvolvidos pelos historiadores de educação matemática, o Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina apresentou-se como um instrumento fértil no cenário da História Digital.

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Biografia do Autor

Diogo Domingues, Eleva de Ensino

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). dio_machado@hotmail.com

Jonathan Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnologica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista Capex Proex.

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Publicado

2022-03-02

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Como Citar

DOMINGUES, D.; DOMINGUES, J. ARQUIVOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 4, p. 1–15, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.56. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/56. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos