ARQUIVOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.56Palabras clave:
História Digital, Fontes Primárias, ArquivologiaResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar contribuições para o campo da História da educação matemática (Hem), por meio da utilização de fontes digitais, especificamente, os arquivos digitais. O questionamento que orientou a presente escrita foi: Quais categorias dos arquivos digitais são contempladas nas pesquisas da Hem? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia (BOLICK, 2006; BUCKLAND, 1998; entre outros), e da Hem (MENDES, 2012; VALENTE, 2013). A partir dos trabalhos desenvolvidos pelos historiadores de educação matemática, o Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina apresentou-se como um instrumento fértil no cenário da História Digital.
Descargas
Métricas
Citas
AYERS, E. The pasts and futures of digital history. Retrieved from the Virginia Center for Digital History.1999. Disponível em: http://www.vcdh.virginia.edu/PastsFutures.html. . Acesso em: 25 nov. 2021.
BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 183p. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
BOLICK, C. M. Digital archives: Democratizing the doing of history. International Journal of Social Education, v. 21, p. 122-134, 2006.
BUCKLAND, M. K. What is a digital document? Document Numerique, 1998.
DOMINGUES, J.M. ; FRANÇA, D. Centro de memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro entre poeiras, documentos e histórias. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, n. 2, p. 257-265, 12 jun. 2021.
DURANTI, L. Registros documentais contemporâneos. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 50-64, 1994.
FERNANDES, J. C. B. A aritmética, os centros de interesse e o saber profissional do professor que ensina matemática, 1920-1940. 135p. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2020.
FORTALEZA, F. J. S.Uma geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920). 214 f. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2021.
GIUSTI, B. L. R. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950. 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2020.
GREGORIO, J. M. C.. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. 2020. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
INDOLFO, A. C. Gestão de Documentos: uma renovação epistemológica no universo da arquivologia. Arquivística.net., Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 28-60, 2007.
INTERPARES. Projeto InterPARES 3, 2012. Disponível em: http://www.interpares.org/ip3/ip3_index.cfm?team=4. Acesso em: 25 nov. 2021.
LADURIE, E. L. R,.Le Territoire de l'historien. Paris: Gallimard, 1973.
MENDES, I. A. Pesquisas em história da Educação Matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, Colômbia: Universidad del Valle, v.14, n.1, p. 69-92, 2012.
OLIVEIRA, L. Aspectos históricos do estudo da aritmética no contexto dos grupos escolares mato-grossenses. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, 2018.
RIBEIRO, A. E. Texto e leitura hipertextual: novos produtos, velhos processos. Linguagem & Ensino, v. 9, n. 2, p. 15-32, jul./dez.2006.
RONDINELLI, R. C. O conceito de documento arquivístico frente à realidade digital: uma revisitação necessária. 2011. 270 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia, Niterói, 2011.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, Ensino e Cultura, v. 1, n. 1, p. 22-50, 2006.
ZAAGSMA, G. On Digital History. BMGN - Low Countries Historical Review, v. 128, n. 4, p. 3-29, 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 937 PDF (Português (Brasil)) downloads: 353