SISTEMAS DIGITAIS DE GUARDA, RECUPERAÇÃO E USO DE ARQUIVOS: IMPORTÂNCIA E REFERÊNCIA PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO NORTE DO BRASIL

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.182

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Sistemas Digitais, Arquivo, Região Norte

Resumo

O artigo explora a importância dos Sistemas Digitais de Guarda, Recuperação e Uso de Arquivos no contexto da pesquisa em História da Educação Matemática (HEM), particularmente na região Norte do Brasil. O objetivo é realizar um breve levantamento inicial de repositórios e outros sistemas de guarda e recuperação de arquivos existentes na região, destacando suas principais operacionalidades, formas de organização e quais os softwares usados em suas criações, com o intuito, a posteriori, de embasar a criação de um ambiente virtual para a HEM da região Oeste do Pará. Além disso, gostaríamos de fomentar a discussão acerca da necessidade de organizar e sistematizar a produção de conhecimento na área de interesse, utilizando diversas fontes e arquivos; realçando ainda a necessidade de preservação digital das fontes historiográficas através desses sistemas digitais (ambientes virtuais) que não se limitem à guarda de arquivos, mas que sejam ambientes de experimentação e disseminação de conhecimento entre professores e alunos. O levantamento foi organizado em dois subtópicos: o primeiro, de amplo conhecimento; o segundo, em educação matemática. Os resultados apontam para a importância de indicadores formativos e de pesquisa, associados à concepção, disseminação e uso destes ambientes virtuais, como um elemento auxiliar e de sustentação às práticas de ensino e aprendizagens possíveis, conectados à história da matemática e à educação matemática. Além disso, o desenvolvimento e o uso de sistemas digitais são fundamentais para a pesquisa em HEM, carecendo de investimentos significativos na criação de mais ambientes virtuais com este intento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo e Souza Mafra, UFOPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular de Matemática da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil.  Endereço para correspondência: Av. Mal. Rondon, S/N, Caranazal, Santarém, Pará, Brasil, CEP: 68005-120. e-mail: jose.mafra@ufopa.edu.br

Eliseu da Rocha Marinho Filho, Instituto Federal de Educação

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Santarém. Pará. Brasil.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Referências

CASTILLO BRACHO, L. A.; MENDES, I. A. O Crephimat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em historia da matemática. REMATEC, Belém, v. 14, n. 32, p. 163–176, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p163-176.id210. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/159 Acesso em: 4 set. 2024.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. 2a edição. Algés, Portugal: Difusão Editorial, 2002.

GARNICA, A. V. M. Mosaico, mapa, memória: ensaios na interface história oral - e educação matemática. Bauru: Canal 6/e-GHOEM, 2006.

GARNICA, A. V. M.; FERNANDES, D. N.; SILVA, H. Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regime de historicidade e história oral. Bolema (Rio Claro), v. 25, n. 41, p. 213- 250, 2011.

GARNICA, A. V. M. Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores de Matemática no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2014.

GIARETTA, D. Advanced Digital Preservation. London: Springer, 2011.

HARVEY, D. R. Preserving digital materials. 2. ed. Berlin/Boston: Walter de Gruyter GmbH & Co. KG, 2012.

HIGGINS, S. Digital Curation: The Emergence of a New Discipline. The International Journal of Digital Curation. Issue 2, v. 6, 2011.

LE GOFF J. História e Memória. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1990.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Edições 34, 1993.

MAFRA, J. R. e S. Desenvolvimento de uma matriz historiográfica para a formação de professores de matemática no oeste do estado do Pará. Projeto de pós-doutoramento sênior CNPq. Chamada CNPq nº 32/2023 - Bolsas no país.

MARINHO FILHO. E. R. Uma história digital para a educação matemática no oeste do Pará: desenvolvimento de uma plataforma de memórias digitais de professores. Projeto de pesquisa, Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA). 2024.

MARTINS, T. M. A. Crowdsourcing, a colaboração digital: uma revisão da literatura em língua portuguesa. [s. l.], 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VAFA-BBLLUX Acesso em: 6 ago. 2024.

MENDES, I. A. O Uso da história no ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. Belém, Pará: Eduepa, 2001

MENDES, I. A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, I. A. História da matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma Análise da Produção Brasileira (1997 - 2017). Projeto de Pesquisa. Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

MENDES, I. A. Usos da história no ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências. 3. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2022.

MENDES, I. A. Arquivos e acervos institucionais como fontes para pesquisas historiográficas sobre o ensino de Matemática no Pará. REMATEC, Belém, v. 19, n. 49, p. e2024004, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n49.e2024004.id659. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/659 Acesso em: 6 set. 2024.

MENDES, I. A.; CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. (Orgs.) Catálogo de Teses do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática [livro eletrônico]: (PPGECEM/REAMEC) (2014-2023) Belém, PA : Flecha do Tempo, 2024.

NORTE, M. B. Glossário de termos técnicos em ciência da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, Marília: Oficina Universitária, 2010.

PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

PORTELA, L. N. R. Peças de uma História: contribuições do laboratório de aplicações matemáticas (LAPMAT) da UFOPA para a educação matemática, na região oeste do Pará. Projeto de pesquisa (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)/UFOPA. 2023.

REMMERT V.; SCHNEIDER M.; SORENSEN H. Historiography of Mathematics in the 19th and 20th Centuries. Switzerland: Springer International Publishing, 2016.

VALENTE, W. R. (Org.). O nascimento da matemática do ginásio. São Paulo: Annablume, 2004.

VALENTE W. QUEM SOMOS NÓS, PROFESSORES DE MATEMÁTICA? Cadernos. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 74, p. 11-23, jan./abr. 2008.

VALENTE W. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema, Rio Claro – SP, v. 23, n. 35A, abr. 2010.

VIEIRA, J. S. Sistema de organização da arquitetura da informação no desenvolvimento de coleções em software de bibliotecas digitais. [s. l.], 2023. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/handle/10482/45944 Acesso em: 5 ago. 2024.

WELLER, T. Information History – An Introduction: Exploring an Emergent Field. Oxford/UK: Chandos Publishing, 2008.

Downloads

Publicado

2025-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 35     PDF downloads: 8

Como Citar

MAFRA, José Ricardo e Souza; MARINHO FILHO, Eliseu da Rocha; MENDES, Iran Abreu. SISTEMAS DIGITAIS DE GUARDA, RECUPERAÇÃO E USO DE ARQUIVOS: IMPORTÂNCIA E REFERÊNCIA PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO NORTE DO BRASIL . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 7, p. 1–22, 2025. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2025.7.182. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/182. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Arquivos para pesquisa em História da educação matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.