CARACTERIZAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR EM REVISTAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR SOBRE AS REFORMAS FRANCISCO CAMPOS E CAPANEMA (1930 - 1946)

Authors

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.46

Keywords:

Reformas Francisco Campos e Capanema;, Matemática para ensinar;, Revistas Pedagógicas

Abstract

Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano.

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Author Biographies

Rejane Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática(PPGECIMA) na Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFS/São Cristóvão). Atualmente é membro do Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas Atuais da Educação Matemática (NIHPEMAT) e do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase para a História da Educação Matemática.

Aila Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática(PPGECIMA) na Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFS/São Cristóvão). Atualmente é membro do Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas Atuais da Educação Matemática (NIHPEMAT) e do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase para a História da Educação Matemática.

Ivanete Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1984), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e doutorado em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de ensino de Matemática, e desenvolve pesquisa sobre as seguintes temáticas: história da educação matemática, educação matemática, metodologias e recursos para o ensino de matemática, trajetória de formação e atuação de professores que ensinam matemática

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Published

2021-08-31

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How to Cite

SANTOS, R.; NASCIMENTO, A. .; SANTOS, I. . CARACTERIZAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR EM REVISTAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR SOBRE AS REFORMAS FRANCISCO CAMPOS E CAPANEMA (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.46. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46. Acesso em: 3 dec. 2024.

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Artigos