CARACTERIZAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR EM REVISTAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR SOBRE AS REFORMAS FRANCISCO CAMPOS E CAPANEMA (1930 - 1946)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.46Palavras-chave:
Reformas Francisco Campos e Capanema;, Matemática para ensinar;, Revistas PedagógicasResumo
Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano.
Downloads
Métricas
Referências
BLOCH, M. Apologia da História: ou o ofício do historiador. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
COSTA, D. A; VALENTE, W. R. História da Educação Matemática e o uso de um repositório de conteúdo digital. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
DASSIE, B. A. A matemática do ensino secundário na reforma Gustavo Capanema. 180 f. Dissertação de mestrado - Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, De matemática, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
DIAS, L. M. D Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. Educ. Mat. Pesq. P. 301-321. São Paulo, 2012.
MATOS, E. M. O ensino da Aritmética. Revista Educação, n° 50 a 53 de 1946, São Paulo, p. 118-123. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177736>. Acesso em 27 de jul. de 2021
MENEZES, E. T. Verbete Reforma Francisco Campos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/reforma-francisco-campos/>. Acesso em 28 jul. 2021.
POCHTRP, L. Iniciação aritmética. Revista do Ensino, n° 2 de 1940, RS, p. 259-263. Disponível em< https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104104>. Acesso em 27 de jul. de 2021.
REIS, N. A nova orientação do ensino de matemática no curso secundário. Revista do ensino, n° 101 de 1934, BH, p. 31-36. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181500>. Acesso em 27 de jul. de 2021.
ROMANELI, V. C. História da educação no Brasil1930/1973. Vozes, p. 127-153. Petrópolis, 1978.
SANTOS, V. C, M. A Matemática escolar nos anos 1920: uma análise de suas disciplinas através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulo. 192f. Dissertação de mestrado ( Mestrado em Educação ). Pontífica Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SOARES, F. D; DASSIE, B.B; ROCHA, J. L. Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática moderna. Horizontes, p. 7-15, 2004.
SOUZA, R. F. de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo, SP: Cortez, 2008. 320P. (Coleção: Biblioteca Básica de História da Educação Brasileira, v. 2).
VALENTE, W. R. Livros didáticos de matemática e as reformas Francisco Campos e Capanema. VII encontro Nacional de Educação Matemática. p.1-7. Recife, 2004.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, ensino e cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.-Jun. 2013.
VALENTE, W. R; Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 433 PDF downloads: 198