CARACTERIZAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR EM REVISTAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR SOBRE AS REFORMAS FRANCISCO CAMPOS E CAPANEMA (1930 - 1946)

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.46

Palabras clave:

Reformas Francisco Campos e Capanema;, Matemática para ensinar;, Revistas Pedagógicas

Resumen

Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rejane Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática(PPGECIMA) na Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFS/São Cristóvão). Atualmente é membro do Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas Atuais da Educação Matemática (NIHPEMAT) e do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase para a História da Educação Matemática.

Aila Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática(PPGECIMA) na Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFS/São Cristóvão). Atualmente é membro do Núcleo de Investigação sobre História e Perspectivas Atuais da Educação Matemática (NIHPEMAT) e do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT). Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase para a História da Educação Matemática.

Ivanete Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1984), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1998) e doutorado em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e do programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de ensino de Matemática, e desenvolve pesquisa sobre as seguintes temáticas: história da educação matemática, educação matemática, metodologias e recursos para o ensino de matemática, trajetória de formação e atuação de professores que ensinam matemática

Citas

ALVAREZ, T. G. A matemática da reforma Francisco Campos em ação no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em educação) – PUC-São Paulo, São Paulo, 2004. p.159

BLOCH, M. Apologia da História: ou o ofício do historiador. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

COSTA, D. A; VALENTE, W. R. História da Educação Matemática e o uso de um repositório de conteúdo digital. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
DASSIE, B. A. A matemática do ensino secundário na reforma Gustavo Capanema. 180 f. Dissertação de mestrado - Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro, De matemática, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

DIAS, L. M. D Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na História da Matemática e da Educação Matemática. Educ. Mat. Pesq. P. 301-321. São Paulo, 2012.
MATOS, E. M. O ensino da Aritmética. Revista Educação, n° 50 a 53 de 1946, São Paulo, p. 118-123. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177736>. Acesso em 27 de jul. de 2021

MENEZES, E. T. Verbete Reforma Francisco Campos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://www.educabrasil.com.br/reforma-francisco-campos/>. Acesso em 28 jul. 2021.
POCHTRP, L. Iniciação aritmética. Revista do Ensino, n° 2 de 1940, RS, p. 259-263. Disponível em< https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104104>. Acesso em 27 de jul. de 2021.

REIS, N. A nova orientação do ensino de matemática no curso secundário. Revista do ensino, n° 101 de 1934, BH, p. 31-36. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181500>. Acesso em 27 de jul. de 2021.
ROMANELI, V. C. História da educação no Brasil1930/1973. Vozes, p. 127-153. Petrópolis, 1978.

SANTOS, V. C, M. A Matemática escolar nos anos 1920: uma análise de suas disciplinas através das provas dos alunos do Ginásio da Capital do Estado de São Paulo. 192f. Dissertação de mestrado ( Mestrado em Educação ). Pontífica Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SOARES, F. D; DASSIE, B.B; ROCHA, J. L. Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática moderna. Horizontes, p. 7-15, 2004.

SOUZA, R. F. de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo, SP: Cortez, 2008. 320P. (Coleção: Biblioteca Básica de História da Educação Brasileira, v. 2).

VALENTE, W. R. Livros didáticos de matemática e as reformas Francisco Campos e Capanema. VII encontro Nacional de Educação Matemática. p.1-7. Recife, 2004.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. Revista de Matemática, ensino e cultura. Natal, RN, ano 8, n.12, p. 22-50, Jan.-Jun. 2013.

VALENTE, W. R; Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.

Publicado

2021-08-31

Métricas


Visualizações do artigo: 433     PDF (Português (Brasil)) downloads: 198

Cómo citar

SANTOS, R.; NASCIMENTO, A. .; SANTOS, I. . CARACTERIZAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR EM REVISTAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR SOBRE AS REFORMAS FRANCISCO CAMPOS E CAPANEMA (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.46. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos