As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) atividades com blocos lógicos

Autores/as

Palabras clave:

Reformulação curricular, Zoltan Paul Dienes, Blocos Lógicos

Resumen

O objetivo principal do trabalho de iniciação científica financiado pela UERJ é a exploração dos acervos do Centro de Memória do Brasil (CMEB/ISERJ). Neste acervo, procuramos em Programas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1970-1980) orientações para o uso de blocos lógicos nas séries iniciais e à importância de sua utilização. A partir das orientações nestes Programas produzir e tentar compreender as semelhanças com as orientações didáticas de hoje. Além disso disponibilizar um conjunto de atividades e jogos para trabalhar com os Blocos Lógicos, uma ferramenta didática que possibilita aplicar conceitos matemáticos nos diversos níveis de escolaridade; apresentar o surgimento dos Blocos lógicos como recurso didático. Para isso, foi utilizado referencial teórico da história cultural e os estudos sobre Zoltan Paul Dienes, matemático húngaro. Como fontes de pesquisa foram utilizados documentos encontrados no CMEB, livros de atividades e jogos com Blocos lógicos, tese de
doutorado e alguns livros de matemática do PNAIC. Por meio das fontes de pesquisa analisadas concluímos que desde a década de 1970 os blocos lógicos são utilizados para facilitar a aprendizagem de conceitos básicos da matemática.

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Biografía del autor/a

Rayssa Silva Caetano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Campus – Maracanã.  

Denise França Medina de Almeida , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Drª. em Educação (USP). Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área
educação matemática- UERJ-Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil. Av. São Francisco Xavier 524- 12º andar sala
12002. Maracanã- Rio de Janeiro. CEP: 20550900.

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Publicado

2021-06-12

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Cómo citar

SILVA CAETANO, R.; MEDINA DE ALMEIDA , D. F. As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) atividades com blocos lógicos. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 284–300, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/25. Acesso em: 3 dic. 2024.