As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) atividades com blocos lógicos
Palabras clave:
Reformulação curricular, Zoltan Paul Dienes, Blocos LógicosResumen
O objetivo principal do trabalho de iniciação científica financiado pela UERJ é a exploração dos acervos do Centro de Memória do Brasil (CMEB/ISERJ). Neste acervo, procuramos em Programas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1970-1980) orientações para o uso de blocos lógicos nas séries iniciais e à importância de sua utilização. A partir das orientações nestes Programas produzir e tentar compreender as semelhanças com as orientações didáticas de hoje. Além disso disponibilizar um conjunto de atividades e jogos para trabalhar com os Blocos Lógicos, uma ferramenta didática que possibilita aplicar conceitos matemáticos nos diversos níveis de escolaridade; apresentar o surgimento dos Blocos lógicos como recurso didático. Para isso, foi utilizado referencial teórico da história cultural e os estudos sobre Zoltan Paul Dienes, matemático húngaro. Como fontes de pesquisa foram utilizados documentos encontrados no CMEB, livros de atividades e jogos com Blocos lógicos, tese de
doutorado e alguns livros de matemática do PNAIC. Por meio das fontes de pesquisa analisadas concluímos que desde a década de 1970 os blocos lógicos são utilizados para facilitar a aprendizagem de conceitos básicos da matemática.
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Citas
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