As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) atividades com blocos lógicos

Auteurs

Mots-clés :

Reformulação curricular, Zoltan Paul Dienes, Blocos Lógicos

Résumé

O objetivo principal do trabalho de iniciação científica financiado pela UERJ é a exploração dos acervos do Centro de Memória do Brasil (CMEB/ISERJ). Neste acervo, procuramos em Programas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1970-1980) orientações para o uso de blocos lógicos nas séries iniciais e à importância de sua utilização. A partir das orientações nestes Programas produzir e tentar compreender as semelhanças com as orientações didáticas de hoje. Além disso disponibilizar um conjunto de atividades e jogos para trabalhar com os Blocos Lógicos, uma ferramenta didática que possibilita aplicar conceitos matemáticos nos diversos níveis de escolaridade; apresentar o surgimento dos Blocos lógicos como recurso didático. Para isso, foi utilizado referencial teórico da história cultural e os estudos sobre Zoltan Paul Dienes, matemático húngaro. Como fontes de pesquisa foram utilizados documentos encontrados no CMEB, livros de atividades e jogos com Blocos lógicos, tese de
doutorado e alguns livros de matemática do PNAIC. Por meio das fontes de pesquisa analisadas concluímos que desde a década de 1970 os blocos lógicos são utilizados para facilitar a aprendizagem de conceitos básicos da matemática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Rayssa Silva Caetano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Campus – Maracanã.  

Denise França Medina de Almeida , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Drª. em Educação (USP). Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área
educação matemática- UERJ-Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil. Av. São Francisco Xavier 524- 12º andar sala
12002. Maracanã- Rio de Janeiro. CEP: 20550900.

Références

ALVES, Claudia; MORAIS, Claudio. Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em matemática. In: I, Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, P. Canavarro (Org.), Números, e álgebra: na aprendizagem da matemática e na formação de professores, pp. 335-349. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Matemática, 2006. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/1087/1/CL03_2006Recursos_Ensino_Aprendizagem_Matematica.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final). Brasília, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica>. Acesso em: 06 de mai. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 3 de jul. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Tradução: G. L. Louro. Teoria & Educação. Porto Alegre, RS: Pannonica, n.2, p.177-229, 1990.

FRANÇA, D. M. Como Ensinar Matemática nos Primeiros Anos Escolares em Tempos do Movimento da Matemática Moderna?. In: Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 403-422, 2016.

LUPETINA, R. M. O acervo do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. In: Cadernos do CEOM. Acervos para História da Educação – v. 29, n. 44 (Jun/2016) – ISSN 2175-0173.

Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/download/3077/1841>. Acesso em: 3 de jul. 2020.

MATEMÁTICA é um jogo lógico: Blocos lógicos. 1ª ed. São Paulo: E.P.U: [C.A 190-].

RIO DE JANEIRO. Laboratório de Currículos. Reformulação Curricular do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Subsídios para a organização curricular do ensino de 1º grau do Rio de Janeiro-1ª série Rio de Janeiro.1976.

SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Investigando os Blocos Lógicos: um desafio inicial. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; 1 Seminário Internacional de

Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, Curitiba, 2011.

SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes: um interesse histórico-cultural. In: 1 Congresso IberoAmericano de História da Educação Matemática, 2011, Covilhã - Portugal.

www.apm.pt/files/177852_C21_4dd79dcbcec33. Covilhã - Portugal: APM, p. 1-16, 2011.

Téléchargements

Publiée

2021-06-12

Métricas


Visualizações do artigo: 113     PDF (Português (Brasil)) downloads: 60

Comment citer

SILVA CAETANO, R.; MEDINA DE ALMEIDA , D. F. As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) atividades com blocos lógicos. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 284–300, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/25. Acesso em: 23 nov. 2024.