As possibilidades de pesquisa no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) atividades com blocos lógicos
Mots-clés :
Reformulação curricular, Zoltan Paul Dienes, Blocos LógicosRésumé
O objetivo principal do trabalho de iniciação científica financiado pela UERJ é a exploração dos acervos do Centro de Memória do Brasil (CMEB/ISERJ). Neste acervo, procuramos em Programas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (1970-1980) orientações para o uso de blocos lógicos nas séries iniciais e à importância de sua utilização. A partir das orientações nestes Programas produzir e tentar compreender as semelhanças com as orientações didáticas de hoje. Além disso disponibilizar um conjunto de atividades e jogos para trabalhar com os Blocos Lógicos, uma ferramenta didática que possibilita aplicar conceitos matemáticos nos diversos níveis de escolaridade; apresentar o surgimento dos Blocos lógicos como recurso didático. Para isso, foi utilizado referencial teórico da história cultural e os estudos sobre Zoltan Paul Dienes, matemático húngaro. Como fontes de pesquisa foram utilizados documentos encontrados no CMEB, livros de atividades e jogos com Blocos lógicos, tese de
doutorado e alguns livros de matemática do PNAIC. Por meio das fontes de pesquisa analisadas concluímos que desde a década de 1970 os blocos lógicos são utilizados para facilitar a aprendizagem de conceitos básicos da matemática.
Téléchargements
Métriques
Références
ALVES, Claudia; MORAIS, Claudio. Recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em matemática. In: I, Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, P. Canavarro (Org.), Números, e álgebra: na aprendizagem da matemática e na formação de professores, pp. 335-349. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Matemática, 2006. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/1087/1/CL03_2006Recursos_Ensino_Aprendizagem_Matematica.pdf>. Acesso em: 24 de jul. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final). Brasília, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica>. Acesso em: 06 de mai. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 3 de jul. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Quantificação, Registros e Agrupamentos / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Tradução: G. L. Louro. Teoria & Educação. Porto Alegre, RS: Pannonica, n.2, p.177-229, 1990.
FRANÇA, D. M. Como Ensinar Matemática nos Primeiros Anos Escolares em Tempos do Movimento da Matemática Moderna?. In: Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 403-422, 2016.
LUPETINA, R. M. O acervo do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. In: Cadernos do CEOM. Acervos para História da Educação – v. 29, n. 44 (Jun/2016) – ISSN 2175-0173.
Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/download/3077/1841>. Acesso em: 3 de jul. 2020.
MATEMÁTICA é um jogo lógico: Blocos lógicos. 1ª ed. São Paulo: E.P.U: [C.A 190-].
RIO DE JANEIRO. Laboratório de Currículos. Reformulação Curricular do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Subsídios para a organização curricular do ensino de 1º grau do Rio de Janeiro-1ª série Rio de Janeiro.1976.
SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Investigando os Blocos Lógicos: um desafio inicial. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; 1 Seminário Internacional de
Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, Curitiba, 2011.
SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes: um interesse histórico-cultural. In: 1 Congresso IberoAmericano de História da Educação Matemática, 2011, Covilhã - Portugal.
www.apm.pt/files/177852_C21_4dd79dcbcec33. Covilhã - Portugal: APM, p. 1-16, 2011.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 113 PDF (Português (Brasil)) downloads: 60