ELEMENTOS DE UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR: uma análise das orientações para ensinar aritmética referentes às Cartas de Parker (1902)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.47Palabras clave:
Cartas de Parker, Aritmética, Matemática para ensinarResumen
Neste texto é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar elementos de uma matemática para ensinar a partir de orientações das Cartas de Parker. Para uma aproximação com o tema foi adotado Valente (2008, 2013, 2018 e 2019) para compreender sobre a história da educação matemática, sobre as Cartas de Parker e sobre o saber profissional do professor que ensina matemática e Maciel (2019) que trata também sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Por meio do exame realizado em artigos da Revista de Ensino, acerca das Cartas, identificar elementos de uma aritmética para ensinar, os quais indicam o uso de objetos concretos e uma ordem para o ensino a ser seguida, saindo do concreto para chegar ao abstrato, levando a classe a resolver o que está sendo proposto pelo professor.
Descargas
Métricas
Citas
CATANI, Denice Barbara. A imprensa pedagógica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia. Uberlândia, MG, v. 10, n. 20, p. 115-130, jul. Dez. 1996.
COSTA, David Antonio da.; VALENTE, Wagner Rodrigues. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 1, p. 96-110, 2016. http://dx.doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.7307. Acesso em: 23 de jul. 2021.
HOFSTETTER, Rita, & SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: R. Hofstetter & W. R. Valente (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). São Paulo: Editora da Física, 2017.
MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920). 2019. 312 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 23 de jul. 2021.
RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação? Revista Educar. Curitiba, PR, n. 18, p. 13-28, 2001.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2. 2, p.28-49, UFSC: 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990/12091>. Acesso em: 23 de jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. O ensino intuitivo da Aritmética e as Cartas de Parker. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2008, Aracaju: UFSE, 2008. v. 1.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal, (RN). Ano 8, n.12, p. 22-50, Jan-jun. 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384>. Acesso em: 23 de jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018. Link de acesso: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/189543>. Acesso em: 23 de jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianopolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51>. Acesso em: 23 de jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues. A pesquisa sobre história do saber profissional do professor que ensina matemática: interrogações metodológicas. Revista Paradigma. (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Vol. XLI, junho de 2020 / 900 –911. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268>. Acesso em: 23 de jul. 2021.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fatima; PINTO, Neuza Bertoni; MORAIS, Rosilda dos Santos. A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. Projeto de Pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/98879/a-matematica-na-formacao-de-professores-e-noensino-processos-e-dinamicas-de-producao-de-um-saber-p/?q=17/15751-2. Acesso em 23 de jul. 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 193 PDF (Português (Brasil)) downloads: 145