RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48Palavras-chave:
Saberes Matemáticos;, Constituição dos Saberes Profissionais;, Materiais Didáticos.Resumo
Neste trabalho buscou-se apresentar uma contextualização acerca da relação entre o saber matemático e conhecimento escolar, tecendo ligações entre esses e o saber profissional do professor que ensina matemática. Para isso, tomou-se como ponto de partida, Lopes (1999) que tem como objetivo compreender as relações entre conhecimento escolar e os diferentes saberes sociais. Além de Bertini, Gomes e Oliveira (2018) e Morais, Bertini e Valente (2021) para uma compreensão acerca do saber profissional do professor. Assim, foi efetuada uma reflexão no sentido de buscar caminhos para contextualizar saberes matemáticos no final do século XIX e início do século XX em relação ao conhecimento escolar com novos refinamentos. A partir desse referencial teórico- metodológico, foi possível traçar um caminho para compreender o contexto da época aqui estudada. Constatou-se ainda a possibilidades da atualização das categoriais de analise: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. Assim foi possível caracterizar o romance como um material viável para contextualizar o ensino a época e identificar o professor como transmissor de conceitos.
Downloads
Métricas
Referências
BERTINI. L. de. F; GOMES. L. P. S; OLIVEIRA. M. A. de. Provas, exames e a matemática do ensino. Provas exames e história da educação matemática. Boa vista-RP: Editora da UFRR, 2018. P. 11-76.
COSTA, D. A; VALENTE, W. R. História da Educação Matemática e o uso de um repositório de conteúdo digital. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano. Rio de janeiro: Ed. UERJ, 1999.
MACIEL, V. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia (UFPA), v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5822
MORAIS, R. S., BERTINI, L. F. & VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: doséculo XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física. 2021
PECEGUEIRO, C. M. P. A. A Imprensa Periódica Educacional: Estudo sobre Temas Predominantes da Revista Brasileira de Educação. Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica./ Universidade Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p.3-18, jul. / dez. 2014.
SOUZA, A, F. O método intuitivo nos manuais escolares e nas revistas pedagógicas: orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética. XIV Seminário Temático. 2013
SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primaria no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49,p. 103-120, jul/set. 2013. Editora. UFPR.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 8, n.12, 2013.
VALENTE, W.R. Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.
VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scietiane, v.20. n.3. 2018.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 118 PDF downloads: 90