RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48

Mots-clés :

Saberes Matemáticos;, Constituição dos Saberes Profissionais;, Materiais Didáticos.

Résumé

Neste trabalho buscou-se apresentar uma contextualização acerca da relação entre o saber matemático e conhecimento escolar, tecendo ligações entre esses e o saber profissional do professor que ensina matemática.  Para isso, tomou-se como ponto de partida, Lopes (1999) que tem como objetivo compreender as relações entre conhecimento escolar e os diferentes saberes sociais. Além de Bertini, Gomes e Oliveira (2018) e Morais, Bertini e Valente (2021) para uma compreensão acerca do saber profissional do professor. Assim, foi efetuada uma reflexão no sentido de buscar caminhos para contextualizar saberes matemáticos no final do século XIX e início do século XX em relação ao conhecimento escolar com novos refinamentos.  A partir desse referencial teórico- metodológico, foi possível traçar um caminho para compreender o contexto da época aqui estudada.  Constatou-se ainda a possibilidades da atualização das categoriais de analise: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. Assim foi possível caracterizar o romance como um material viável para contextualizar o ensino a época e identificar o professor como transmissor de conceitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Aila Maiara Santos Nascimento, Universidade Federal Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Professora contratada do Colégio Dom José Thomas (CDJT) e Auxiliar educacional do KUMON, Aracaju, Sergipe, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Major Teles de Menezes 755, Casa C, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, CEP: 49100-000. E-mail: aila-tecnicaedf@hotmail.com

Mariana Nunes Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Endereço para correspondência: Rua Tancredo Neves, n.º 46, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, CEP: 49100-000. E-mail: mariananunes.andrade@gmail.com

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-Sergipe, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Rio Grande do Sul, 273, Bairro Siqueira Campos, Aracaju, Sergipe, Brasil CEP: 49075-510. E-mail:  ivanetebs@uol.com.br.

Références

REFERÊNCIAS
BERTINI. L. de. F; GOMES. L. P. S; OLIVEIRA. M. A. de. Provas, exames e a matemática do ensino. Provas exames e história da educação matemática. Boa vista-RP: Editora da UFRR, 2018. P. 11-76.

COSTA, D. A; VALENTE, W. R. História da Educação Matemática e o uso de um repositório de conteúdo digital. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano. Rio de janeiro: Ed. UERJ, 1999.

MACIEL, V. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia (UFPA), v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5822

MORAIS, R. S., BERTINI, L. F. & VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: doséculo XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física. 2021
PECEGUEIRO, C. M. P. A. A Imprensa Periódica Educacional: Estudo sobre Temas Predominantes da Revista Brasileira de Educação. Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica./ Universidade Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p.3-18, jul. / dez. 2014.

SOUZA, A, F. O método intuitivo nos manuais escolares e nas revistas pedagógicas: orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética. XIV Seminário Temático. 2013

SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primaria no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49,p. 103-120, jul/set. 2013. Editora. UFPR.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 8, n.12, 2013.
VALENTE, W.R. Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.
VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scietiane, v.20. n.3. 2018.

Téléchargements

Publiée

2021-12-28

Métricas


Visualizações do artigo: 118     PDF (Português (Brasil)) downloads: 90

Comment citer

NASCIMENTO, A. M. S.; ANDRADE, M. N.; SANTOS, I. B. dos. RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–9, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/48. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos