RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48

Palavras-chave:

Saberes Matemáticos;, Constituição dos Saberes Profissionais;, Materiais Didáticos.

Resumo

Neste trabalho buscou-se apresentar uma contextualização acerca da relação entre o saber matemático e conhecimento escolar, tecendo ligações entre esses e o saber profissional do professor que ensina matemática.  Para isso, tomou-se como ponto de partida, Lopes (1999) que tem como objetivo compreender as relações entre conhecimento escolar e os diferentes saberes sociais. Além de Bertini, Gomes e Oliveira (2018) e Morais, Bertini e Valente (2021) para uma compreensão acerca do saber profissional do professor. Assim, foi efetuada uma reflexão no sentido de buscar caminhos para contextualizar saberes matemáticos no final do século XIX e início do século XX em relação ao conhecimento escolar com novos refinamentos.  A partir desse referencial teórico- metodológico, foi possível traçar um caminho para compreender o contexto da época aqui estudada.  Constatou-se ainda a possibilidades da atualização das categoriais de analise: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. Assim foi possível caracterizar o romance como um material viável para contextualizar o ensino a época e identificar o professor como transmissor de conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aila Maiara Santos Nascimento, Universidade Federal Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Professora contratada do Colégio Dom José Thomas (CDJT) e Auxiliar educacional do KUMON, Aracaju, Sergipe, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Major Teles de Menezes 755, Casa C, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, CEP: 49100-000. E-mail: aila-tecnicaedf@hotmail.com

Mariana Nunes Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Endereço para correspondência: Rua Tancredo Neves, n.º 46, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, CEP: 49100-000. E-mail: mariananunes.andrade@gmail.com

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-Sergipe, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Rio Grande do Sul, 273, Bairro Siqueira Campos, Aracaju, Sergipe, Brasil CEP: 49075-510. E-mail:  ivanetebs@uol.com.br.

Referências

REFERÊNCIAS
BERTINI. L. de. F; GOMES. L. P. S; OLIVEIRA. M. A. de. Provas, exames e a matemática do ensino. Provas exames e história da educação matemática. Boa vista-RP: Editora da UFRR, 2018. P. 11-76.

COSTA, D. A; VALENTE, W. R. História da Educação Matemática e o uso de um repositório de conteúdo digital. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano. Rio de janeiro: Ed. UERJ, 1999.

MACIEL, V. B.; VALENTE, W. R. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: o Compêndio de Pedagogia de Antônio Marciano da Silva Pontes. Amazônia (UFPA), v. 14, n. 31, p. 165-180, 2018. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5822

MORAIS, R. S., BERTINI, L. F. & VALENTE, W. R. A Matemática no ensino de frações: doséculo XIX a BNCC. São Paulo: Livraria da Física. 2021
PECEGUEIRO, C. M. P. A. A Imprensa Periódica Educacional: Estudo sobre Temas Predominantes da Revista Brasileira de Educação. Form@re. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica./ Universidade Federal do Piauí, Teresina, v. 2, n. 2, p.3-18, jul. / dez. 2014.

SOUZA, A, F. O método intuitivo nos manuais escolares e nas revistas pedagógicas: orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética. XIV Seminário Temático. 2013

SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primaria no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49,p. 103-120, jul/set. 2013. Editora. UFPR.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 8, n.12, 2013.
VALENTE, W.R. Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Alexandria; R. Educ. Ci. Tec. Florianópolis, v.12, n.2. p. 51-63, 2019.
VALENTE, W. R. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scietiane, v.20. n.3. 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Métricas


Visualizações do artigo: 118     PDF downloads: 90

Como Citar

NASCIMENTO, A. M. S.; ANDRADE, M. N.; SANTOS, I. B. dos. RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–9, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/48. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos