RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48

Palabras clave:

Saberes Matemáticos;, Constituição dos Saberes Profissionais;, Materiais Didáticos.

Resumen

Neste trabalho buscou-se apresentar uma contextualização acerca da relação entre o saber matemático e conhecimento escolar, tecendo ligações entre esses e o saber profissional do professor que ensina matemática.  Para isso, tomou-se como ponto de partida, Lopes (1999) que tem como objetivo compreender as relações entre conhecimento escolar e os diferentes saberes sociais. Além de Bertini, Gomes e Oliveira (2018) e Morais, Bertini e Valente (2021) para uma compreensão acerca do saber profissional do professor. Assim, foi efetuada uma reflexão no sentido de buscar caminhos para contextualizar saberes matemáticos no final do século XIX e início do século XX em relação ao conhecimento escolar com novos refinamentos.  A partir desse referencial teórico- metodológico, foi possível traçar um caminho para compreender o contexto da época aqui estudada.  Constatou-se ainda a possibilidades da atualização das categoriais de analise: sequência, significado, graduação, exercícios e problemas. Assim foi possível caracterizar o romance como um material viável para contextualizar o ensino a época e identificar o professor como transmissor de conceitos.

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Biografía del autor/a

Aila Maiara Santos Nascimento, Universidade Federal Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Professora contratada do Colégio Dom José Thomas (CDJT) e Auxiliar educacional do KUMON, Aracaju, Sergipe, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Major Teles de Menezes 755, Casa C, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, CEP: 49100-000. E-mail: aila-tecnicaedf@hotmail.com

Mariana Nunes Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Endereço para correspondência: Rua Tancredo Neves, n.º 46, Rosa Elze, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, CEP: 49100-000. E-mail: mariananunes.andrade@gmail.com

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-Sergipe, Brasil.  Endereço para correspondência: Rua Rio Grande do Sul, 273, Bairro Siqueira Campos, Aracaju, Sergipe, Brasil CEP: 49075-510. E-mail:  ivanetebs@uol.com.br.

Citas

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Publicado

2021-12-28

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Cómo citar

NASCIMENTO, A. M. S.; ANDRADE, M. N.; SANTOS, I. B. dos. RELAÇÃO ENTRE SABER MATEMÁTICO E CONHECIMENTO ESCOLAR: caminho(s) para contextualização da constituição de saber. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–9, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.48. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/48. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos