Joaquim de Oliveira Santos e suas contribuições na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão (1908-1923)
Mots-clés :
Joaquim de Oliveira Santos, Formação de Professores, Saberes matemáticos, História da Educação do MaranhãoRésumé
Este estudo tem como objetivo geral compreender as contribuições do professor Joaquim de Oliveira Santos na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão,
sobretudo no período entre 1908 e 1923. Ademais, evidenciaremos as relações existentes entre os saberes matemáticos e a formação de professores estabelecidas pelo investigado. O texto aspira responder ao questionamento central: quais as contribuições de Joaquim de Oliveira Santos na divulgação de saberes matemáticos no Maranhão compreendidas entre 1908 a 1923? Nesse sentido, utilizamo-nos das discussões teóricas e metodológicos da história cultural, especificamente de Chartier
(2017), De Certeau (1982); no tocante à formação de professores, recorremos à Lussi Borer (2017), sobre os saberes na formação do educador matemático, utilizamos Valente (2017) e Pinto (2017), para discutir a matemática escolar do ensino primário. Quanto ao corpus investigativo, as fontes incluem documentos oficiais e jornais locais da época. Inferimos, a partir da presente pesquisa, que o professor Joaquim de Oliveira Santos contribuiu significativamente para a divulgação de saberes matemáticos no Maranhão, na busca por melhorias do ensino nas escolas primárias, com a escrita de livros que apresentam orientações didáticas para os professores, como formador de professores normalistas, ensinando aritmética, geometria e álgebra, e na criação da revista pedagógica, A Escola, para divulgar o ensino moderno. Pela contribuição dispensada à educação maranhense, a obra de Joaquim de Oliveira Santos deve ser melhor explorada, de modo a diminuir as lacunas sobre os saberes matemáticos, nos estudos históricos sobre a História da educação matemática no Maranhão.
Téléchargements
Métriques
Références
internacionalização. Vitória: EDUFES, 2017.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. 2. ed. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DE CERTEAU, M. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1982.
HÉBRARD, J. A escolarização dos saberes elementares na época moderna. Teoria & Educação. Porto Alegre, n. 2, p. 65 – 110, 1990.
LICAR, A. C. N. C. A questão do livro na Escola modelo Benedito Leite: cultura e material escolar e poder disciplinar no Maranhão (1900-1911). 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2010.
LUSSI BORER, V. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação. SP: LF Editorial, 2017.
PINTO, N. B. Matrizes teóricas dos saberes elementares matemáticos da escola primária em tempos de primeira república. Revista Diálogo Educacional, Curitiba/ PR, v. 17, n. 51, p. 185-205, jan./mar. 2017.
SANTOS, J. O. Elementos de Aritmetica em séries indutivas. 1. ed. São Luís: Diário do Maranhão, 1911. Disponível em: http://casas.cultura.ma.gov.br/portal/sgc/modulos/sgc_bpbl/acervo_digital/arq_ad/20170102115156.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2020.
TAVARES, R. S. Escola e infância: processo de institucionalização dos jardins-de-infância na capital do Maranhão no período de 1870 até a década de 1930. 2018. 213p. Tese
(Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018.
VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação. SP: LF Editorial, 2017.
VALENTE, W. R et al. OS EXPERTS E A SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990 Projeto de Pesquisa. São Paulo: CNPQ, 2018. Disponível em https://www.ghemat-brasil.com/projetos Acesso em: 15 fev. 2020.
Téléchargements
Publiée
Métricas
Visualizações do artigo: 125 PDF (Português (Brasil)) downloads: 65